Santo Antão: Câmara Municipal da Ribeira Grande sempre apoiou o idoso com problemas de saúde que vive na zona de Garça – garante vereadora

Ribeira Grande, 31 Mar (Inforpress) – A vereadora da área social da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Maria de Jesus Rodrigues afirmou hoje que a edilidade “sempre” apoiou o idoso com problemas de saúde que vive na zona de Garça.

Em declarações à imprensa, Maria de Jesus Rodrigues afirmou que a situação do idoso, Quintino Manuel Monteiro que vive em Lombo Filange, Garça, é do conhecimento da edilidade e a mesma tem prestado auxilio ao mesmo.

“Desde que o idoso regressou para Santo Antão a autarquia sempre cuidou dele. O primeiro passo foi através da delegação municipal, em parceria com a enfermeira do Posto Sanitário da Garça, que trataram dos documentos do mesmo visto que, na altura, não tinha idade para ser pensionista”, esclareceu.

Maria Rodrigues prosseguiu dizendo que para além da pensão a edilidade sempre ajudou a “cuidar” do idoso, e exemplificou que quando o mesmo necessita de deslocar ao hospital quem o faz é o delegado municipal. “Mesmo que a irmã ajude a cuidar, quem tem o custo de deslocação é a câmara municipal”.

Outrossim a autarca sublinhou que por algumas vezes a câmara municipal já colocou algumas pessoas para cuidar do idoso e segundo o delegado tinha uma jovem que ia para cuidar do mesmo, mas a família sempre criou algum atrito e, a ultima vez, “correram” com a jovem, por acharem que a mesma não estava a cuidar bem do irmão.

E para solucionar o problema, Maria de Jesus Rodrigues afiançou que segundo o delegado municipal disse a irmã do idoso para arranjar alguém para cuidar do mesmo e a câmara comparticiparia com os custos, mas até então não conseguiram encontrar ninguém.

Quanto a habitação a vereadora da área social da CMRG frisou que a mesma foi construída pela edilidade no ano 2000.

“A casa já está a precisar de reabilitação a câmara municipal pode fazer sim, mas dentro das nossas possibilidades e quando conseguirmos realmente chegar porque no nosso concelho, segundo o senso de 2021, temos 2.327 idosos e não conseguimos chegar a todas as horas nos mesmos”, alegou.

Os familiares de Quintino Manuel Monteiro procuraram a imprensa nesta ultima quarta-feira, 29 para apelar às autoridades para auxiliar o irmão que vive numa casa em Lombo Filange, Garça, sem condições e enfrenta problemas de saúde que o fazem depender de cuidados de terceiros.

Conforme Sabina Monteiro, o idoso foi morar na casa que pertencia aos pais, só que a habitação não tem condições, o tecto está caindo, não tem porta e iluminação, a casa de banho não funciona porque não tem água canalizada e a mesma fica isolada.

“Há dias, quando cheguei para ver como ele tinha dormido, encontrei-o estatelado e todo ensanguentado no chão. Pedi ajuda para levá-lo ao hospital onde ficou internado durante alguns dias”, salientou.

Para chegar à casa do idoso, que fica em Lombo Filange, Manta Velha, na zona de Garça, é preciso caminhar por um trajecto íngreme e perigoso, o que dificulta a irmã, pois tem que subir várias vezes para lhe dar comida, remédios e fazer a higiene do mesmo.

“Há dois meses que larguei a minha casa, os meus animais, para cuidar do meu irmão. Não tenho condições para tê-lo comigo e ele necessita de cuidados de terceiros devido à sua condição”, explicou.

Sabina Monteiro contou ainda que o irmão recebe uma pensão social, mas este dinheiro mal dá para os gastos, visto que tem que comprar remédios e fraldas geriátricas, por isso lançou o repto às autoridades no sentido de ajudarem o irmão.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos