Ribeira Grande, 19 Set (Inforpress) – A delegada do Ministério da Educação (ME) na Ribeira Grande, Elisabete Santos, disse hoje que o ano lectivo 2022/2023 arrancou com uma diminuição de 912 alunos do pré-escolar ao 12º ano em relação ao ano passado.
Em declarações à impressa, Elisabete Santos enfatizou que os dados ainda são “provisórios” e justificou que ainda há transferências de alunos que vão para outros lugares e também os que podem vir estudar no concelho.
“Este ano tivemos uma redução dos alunos, tanto no pré-escolar, básico e ensino secundário. São num total de 3.018 alunos, menos 912 em relação aos do ano passado”, disse.
Elisabete Santos defendeu que essa redução de alunos não se deve ao abandono escolar, até porque conforme a mesma a taxa está em 0,7 por cento (%) do primeiro ao 12º ano.
Entretanto, segundo a delegada do ME no concelho da Ribeira Grande, essa redução deve-se ao facto de muitas pessoas terem saído da ilha e da taxa de natalidade que diminuiu “consideravelmente” no concelho.
“Estamos preparados e almejamos que este ano corra tudo bem, com a maior tranquilidade”, pontuou.
O ano lectivo 2022/2023 iniciou-se no dia 05 de Setembro, com a formação dos professores, e as aulas arrancaram hoje.
LFS/HF
Inforpress/Fim