Santo Antão: Aníbal Fonseca expectante quanto à conclusão dos estudos do aeroporto em 2020

Porto Novo, 01 Abr (Inforpress) – O presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, considerou que a sua expectativa é que os estudos para a construção do aeroporto de Santo Antão ficarão concluídos até 2020.

O autarca realçou ainda “o engajamento do Governo” na mobilização das parcerias para a construção da infra-estrutura.

Aníbal Fonseca, de passagem ao local onde deverá ser edificado o futuro aeroporto de Santo Antão, na companhia do embaixador da China em Cabo Verde, disse acreditar que os estudos em curso há três anos estarão concluídos “até ao próximo ano”, data em que Governo, em parceria com os municípios, “estará a criar as condições” para a concretização do projecto.

O autarca portonovense falou da importância do aeroporto para a economia de Santo Antão e enalteceu o “engajamento” do Governo em dotar Santo Antão desta “importante infra-estrutura, muito aguardada” pelos municípios e população da ilha.

O embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiao Cong, que está de visita a Santo Antão, ainda passou pela zona onde fica situada a fábrica de pozolanas, encerrada desde 2013, outra infra-estrutura em relação à qual o município e o Governo têm estado à procura de investidores visando a sua redinamização.

Quando ao aeroporto, o Governo garante estar a “trabalhar” com os municípios e com o sector privado para viabilizar  o projecto, que constitui “uma grande ambição” dos santantonenses.

O  vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que esteve, semana passada, de visita a Porto Novo, reafirmou, na ocasião, “os compromissos” do Governo com esta ilha, de entre os quais a construção do aeroporto, que representa, segundo o governante, “uma grande aspiração” da ilha de Santo Antão.

Os estudos do aeroporto, iniciados em 2016, com levantamentos orográficos dos terrenos e curso de água, prosseguem com a recolha de dados atmosféricos relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações, que estão a ser recolhidos desde Agosto de 2017, por uma estação automática.

A estação, instalada nas imediações de Ponte Sul/Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, provável localização do aeroporto, tem possibilitado à equipa pluridisciplinar, responsável pela elaboração dos estudos, recolher dados atmosféricos que possam permitir a implantação dessa infra-estrutura aeroportuária.

O futuro aeroporto de Santo Antão poderá dispor de uma pista de 2.500 metros de comprimento e deverá representar um investimento à volta dos 18 milhões a 20 milhões de euros.

JM/AA

Inforpress/Fim

 

Scroll to Top