Santiago Sul: MpD preocupado com situação de mais um mau ano agrícola

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O Movimento para a Democracia (MpD-poder) manifestou-se hoje “preocupado” com a situação de mais um mau ano agrícola, que tem causado dificuldades aos agricultores cabo-verdianos a nível da água, pasto para animais e emprego público.

A inquietação foi transmitida pelo deputado eleito por Santiago Sul, Manuel da Moura, durante uma conferência de imprensa para balanço da visita, que uma deputação do MpD efectuou quinta-feira e hoje aos concelhos de São Domingos e Ribeira Grande de Santiago, visando constatar ‘in loco’ a situação no mau ano agrícola.

O deputado do partido no poder considerou que a situação “não é boa”, mas sim “um pouco preocupante” para todos os cabo-verdianos, sobretudo para a população dessas localidades.

“Tendo em conta que não choveu, a população está ansiosa e com algumas dificuldades a nível de água, pasto para animais e emprego público”, revelou o deputado, que assegurou que vão levar ao Governo essa preocupação, sendo que neste momento já existe um plano de mitigação para mau ano agrícola.

Manuel da Moura disse que, neste momento, o objectivo é focalizar na situação do mau ano agrícola, tendo em conta que Novembro ainda não choveu, a situação tende a piorar para a seca, daí a necessidade do Governo começar a implementar o plano de mitigação.

Segundo explicou, o executivo de Ulisses Correia e Silva e a câmara municipal vão assinar brevemente um protocolo a fim de mitigar o mau ano agrícola e tentar resolver alguns problemas que afectam a população de Ribeira Grande de Santiago e de Cabo Verde.

O deputado assegurou que esse contrato vai contribuir para criação de emprego público, dessalinização de água na localidade de Porto Mosquito, que irá abranger as populações de Alto Gouveia, Gouveia, Cidade Velha e outras zonas, e distribuição de vales cheques para aquisição de rações.

Para finalizar, garantiu que o Governo está ciente de que é preciso acelerar para que o plano de mitigação da seca comece e ser implementado o mais rápido possível.

AV/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap