Santiago: Santa Cruz acolhe comemorações do Dia Nacional do Pescador

Pedra Badejo, 03 Fev (Inforpress) – O município de Santa Cruz acolhe este ano as comemorações oficiais do Dia Nacional do Pescadores em Santiago, com palestra, ‘conversa aberta’, animação cultural, actividades náuticas e com homenagens aos homens do mar.

Sob o lema “Celebrar o mar, valorizar o pescador”, esta actividades tem como pensar mais na valorização do pescador agora, enaltecer e elogiar o pescador, elevar a sua autoestima.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, as actividades do evento, promovido pela Câmara Municipal de Santa Cruz, Associação dos Pescadores e Peixeiras de Pedra Badejo (MORA-POLAR) e o Ministério da Economia Marítima principiaram desde o dia 28 de Janeiro com rádio praça e projecção de fotografias de antigos activistas do sector da pesca.

A mesma nota lembra ainda que durante este fim-de-semana foram realizadas várias actividades, como feira de saúde com foco no despiste de glicemia, palestra sobre “Educação Financeira”, natação e regata.

A iniciativa prossegue esta terça-feira, 04, com uma ‘conversa aberta’ sobre a vida dos pescadores.

Já no dia 05 de Fevereiro, Dia do Pescador Cabo-verdiano, cujo acto central terá como palco o Centro Técnico Social “Obra Txota” em Porto Abaixo, Pedra Badejo, que vai contar com a presença do secretário de Estado para Educação, Amadeu Cruz, em representação do Governo.

Constam ainda da programação lançamento de formação, homenagens as pessoas que deram as suas contribuições para o desenvolvimento da pesca nesse concelho do interior de Santiago, entrega de troféus e prémios e um almoço de confraternização.

No entanto, em Santa Catarina, a vila piscatória de Rincão vai receber durante dois dias (04 e 05 de Fevereiro) as comemorações do Dia do Pescador Cabo-verdiano, com um leque de actividades, desde debates, intervenções, actividades desportivas, conversa aberta, almoço popular, actividades para crianças e animação musical.

Segundo uma nota da edilidade santa-catarinense, a efeméride vai ser celebrada sob o lema “Com os Pescadores, pelo Desenvolvimento” e tem como objectivo promover o sector das pescas, sensibilizar os pescadores e peixeiras em relação às questões ambientais, dar a conhecer as políticas públicas e as estratégicas para o desenvolvimento do setor, bem como novas técnicas de conservação e transformação do pescado.

FM/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top