• Save

Santiago Norte: Agricultores afirmam que campos agrícolas encontram-se “completamente molhados”

Assomada, 02 Set (Inforpress) – Os homens do campo das zonas agrícolas dos municípios de Santiago Norte afirmam que a terra está “completamente molhada” e pronta para receber a plantação da batata-doce e comum, após a queda da chuva de domingo, 01.

A chuva que caiu “mansa” durante o dia deu alento aos que já lançaram as sementes à terra e àqueles que, por esta altura, intensificam as sementeiras, segundo agricultores abordados pela Inforpress.

Numa ronda a algumas zonas agrícolas do concelho de Santa Catarina, o repórter constatou a azáfama dos camponeses que já tinham lançado as sementes à terra, para arrancarem com o plantio das ramas da batata-doce e comum  e a sementeira da mancarra, aguardando a germinação do milho e dos feijões para darem início a primeira monda.

Os que iniciaram hoje a faina agrícola afirmam que fizeram uma “boa escolha”, tendo em conta que não correm o risco de as sementes lançadas à terra serem retirados das covas por galinhas do mato e corvos.

Com “esperança renovada”, os camponeses que semearam em Julho e em finais de Agosto, e os que iniciaram hoje as sementeiras perspectivam um “ano de fartura”, com “água nas barragens e pasto para os animais”.

Se para alguns a chuva trouxe alegria, para outros mesmo contentes, ela trouxe preocupação que é o caso dos moradores da localidade Lém Rocha, em Ribeira da Barca (Santa Catarina), onde se registou queda de pedras e de rochas, com previsão de novas quedas, conforme adiantaram à Inforpress os residentes.

Também nessa vila, à semelhança do percurso Assomada/Praia/Praia/Assomada e Assomada/Tarrafal/Tarrafal/Assomada registou-se também queda de rochas na estrada Ribeira da Barca/Assomada.

A chuva também está a preocupar muitas famílias da região norte da ilha de Santiago com tectos em risco de desabar, e que aguardam por ajuda das autoridades municipais para intervenções, por não terem recursos financeiros para colocação de um novo tecto.

FM/AA
Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap