Santiago: Câmara de Santa Cruz realiza “Festival Milho com…” para promover o turismo rural e cultural

Assomada, 01 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Cruz (Santiago) realizou hoje, em Ribeira Seca, a primeira edição do “Festival Milho com…”, com a finalidade de promover o turismo rural e cultural, a gastronomia local e ainda para dinamizar a economia.

Em declarações à imprensa, o vereador da Cultura, Jaquelino Furtado, informou que tendo em conta que 01 de Novembro culturalmente é dedicado ao milho, mas que este ano, por causa da seca a produção é nula, e a edilidade inspirou-se num outro festival denominado “Banana com…” para promover a gastronomia à base de milho.

A iniciativa, que teve como palco o projecta “Rota da Carne”, em Ribeira Seca, segundo a mesma fonte, visa ainda dar a conhecer este espaço recentemente inaugurado e os produtos e produtores locais e ainda para promover gastronomia, mormente cachupa e carne assada.

O executivo camarário, que pretende realizar anualmente o “Festival Milho com…”, no feriado de 01 de Novembro, quer aproveitar do mesmo para promover a música tradicional, principalmente batuque, tabanca e funaná, sendo que nessa primeira edição abriu-se excepção a outros géneros musicais.

Na ocasião, o autarca avançou que a câmara tenciona levar “nos próximos tempos” o projecto “Rota da Carne” a outras localidades.

Os feirantes contactados pela Inforpress disseram que estão tendo um “bom negócio”, destacando a disponibilidade de produtos derivados de milho desde cachupa, xérem, massa com carne de bode, milho verde cozido e assado da cultura de regadio, pastel, camoca, bolos de milho e camoca, pipocas, sumo de milho, passando para outros produtos derivados do milho e ainda carne assada de porco e bebidas diversas.

Por seu lado, os visitantes aplaudiram a iniciativa da edilidade santa-cruzense, e que acreditam que vão passar o feriado nacional de uma “forma diferente”, na companhia de familiares e amigos, degustando “bons pratos” e ao som de boa música.

Já no município vizinho, São Lourenço dos Órgãos, a festa do milho que vem sendo organizada anualmente, desde 2009, na barragem do Poilão, mas que em 2018 teve como palco o mercado municipal de São Loureço dos Órgãos, com a introdução da componente assada, foi adiada 16 de Novembro.

A edilidade laurentina justifica o adiamento do denominado Festival de Milho e Assados com o atraso na produção do milho, associado à fraca queda da chuva registada este ano.

Entretanto, a câmara, em parceria o Espaço Padjudo, realizou hoje o festival de assados no mercado local, visando proporcionar um momento de convívio entre todos os munícipes e aqueles que, por esta altura do ano, deslocam-se a esse município do interior de Santiago.

No festival de assados estão disponíveis frangos “de terra”, carneiro, coelho e búzios grelhados e ainda carne assada e cachupa.

Paralelamente aos dois eventos, haverá actividades culturais, com actuação de vários artistas e animação musical de DJ.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top