Santa Catarina: Lourenço de Pina apresenta primeiro romance “Presente do Destino” e anuncia um novo para 2020 (c/áudio)

Assomada, 27 Nov (Inforpress) – O escritor e técnico agrário Lourenço Gomes de Pina apresentou hoje, em Assomada (Santa Catarina), o seu primeiro livro intitulo “Presente do Destino”, momento aproveitado para anunciar um novo romance a ser lançado em 2020.

“Presente do Destino, como o próprio título indica, não só retrata o percurso do homem, mas traz consigo a história da vivência e convivência, sobretudo da ilha de Santiago. Portanto, recua um pouco em relação ao tempo, desde o tempo da fome 47 e também o desdobrar do homem cabo-verdiano, sobretudo santiaguense, em vários ofícios para poder equilibrar-se com o tempo, exercendo várias funções para o sustento da família”, explicou o autor à Inforpress.

A mesma fonte informou que o livro refere também ao uso e costume relacionados com o batuque, que considerou de identidade do povo cabo-verdiano, sobretudo numa altura em que este género era considerado “imoral”, cujas pessoas que dedicavam a ele eram detidas, por ser contrário à lei.

Outrossim, disse que este primeiro livro faz um resgate das expressões do crioulo do interior de Santiago que praticamente caíram no desuso, onde os leitores vão descobrir ao longo desta obra, dividida em cinco capítulos e 148 páginas.

Na ocasião, o autor lembrou que este livro é inclusivo, tendo em conta que traz uma versão em Braille para os invisuais, tendo manifestado a intenção de “mais tarde”, dependendo de financiamento, lançar também uma versão em áudio.

Relativamente ao outro livro, intitulado “Memórias Reveladas”, a ser lançado ao longo do próximo ano e que já se encontra numa fase “bem avançada”, adiantou que o mesmo vem na sequência da primeira obra lançada em 2018.

O segundo romance, conforme explicou, é um contacto com várias personalidades que viveram e conviveram com as dificuldades da vida, e que, segundo ele, querem transmitir essas experiências para a malta jovem, a fim de estes cultivarem a luta e esperança por uma vida melhor.

A apresentação do livro, que se enquadra nas festividades do Dia da Santa padroeira Santa Catarina e do Município, que comemorou 185 anos no passado dia 25 de Novembro, esteve a cargo de Henrique Varela e Hermínia Curado, que é também autora do prefácio.

“Ao lermos esta obra, vamos encontrando muitos dos nossos usos e costumes, o que a enriquece e nos enriquece também: a relação entre pais e filhos(as). Os namoros e pedidos de casamento, com a minuciosa descrição do que se fazia na época”, escreveu Hermínia Curado no prefácio do “Presente do Destino”.

Ainda no âmbito dos 185 anos desse município do interior de Santiago, foi lançado o segundo livro do primeiro presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, entre 1992 e 1996, Celestino Almada (falecido) intitulado “A Aldeia de Mato Alto e os seus habitantes”.

Este livro de contos sucede o romance “Os Coelhos e seus parentes, empregados e amigos” também é dada à estampa pela Livraria Pedro Cardoso.

Lourenço Gomes de Pina nasceu na ilha do Fogo em Agosto de 1957, mas em 1972 rumou a São Jorge dos Órgãos, frequentado o curso de capataz agro-pecuário.

Enquanto técnico agrário trabalhou nas ilhas do Fogo, Santo Antão e Santiago.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap