Assomada, 19 Jan (Inforpress) – O Liceu Amílcar Cabral, em Assomada, Santa Catarina, comemora esta quinta-feira, 20, o seu 38º aniversário e define como “maior desafio” uma aposta contínua na educação dos seus alunos para que saibam estar e comportar bem na sociedade.
A afirmação é do director da escola, António Rafael de Pina, que falava hoje à imprensa à margem das actividades comemorativas deste estabelecimento de ensino, construído em 1977, e que funcionou como ciclo preparatório em 1982 e que só passou a funcionar como liceu em 1985.
“O nosso maior desafio é a preocupação da nossa sociedade, porque o resultado da educação é produzir um cidadão que saiba estar e comportar na sociedade”, afirmou, lembrando que o resultado desta “sociedade problemática” é resultado da educação da família e da escola.
Daí, que o estabelecimento que dirige quer uma aposta contínua na educação dos jovens para preparar-lhes para que possam comportar bem na sociedade.
“Uma pessoa, mesmo com qualificação, se não tiver uma boa educação, esta qualificação de nada lhe vai valer, pese embora a qualificação influencia no comportamento das pessoas”, observou o professor.
Além da aposta contínua na educação dos jovens, o director do Liceu Amílcar Cabral que se congratulou com as intervenções feitas no ano passado pelo Governo, através do Ministério da Educação, no exterior do Bloco B, orçadas em 6.000 contos, admitiu que o desafio a nível de infra-estruturas “continua e é grande”.
No entanto, informou que as “intervenções profundas” a serem feitas por fase representam um “valor elevado”.
Entretanto, disse acreditar que à semelhança do Bloco B, que, não obstante faltam fazer intervenções, nomeadamente na parte de canalização e electricidade, que o Governo vai fazer investimentos no Bloco A também destinado às aulas, seguindo-se depois biblioteca, auditório e a parte administrativa.
Relativamente ao aproveitamento escolar do primeiro trimestre do ano lectivo em curso (2022/23), António Rafael de Pina considerou “muito bom” por estar acima da média nacional, ou seja, acima dos 75 por cento (%).
No entanto, admitiu que ainda há desafios em relação às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, tendo avançado que têm em curso um plano de aulas de apoio com duas salas para apoiar os alunos com maior dificuldade.
O Liceu Amílcar Cabral, transformado em Complexo Educativo, alberga mais de 3.000 alunos do 5º ao 12º anos de escolaridade, orientados por perto de 190 professores.
A instituição antecipou as actividades do 38º aniversário para hoje, tendo realizado actividades culturais, feira de gastronomia pelos alunos do Empreendedorismo, homenagens ao arquitecto do liceu, entrega de prémios aos melhores alunos do ano lectivo 2021/22, entrega de troféus dos jogos inter-escolas, entre outras actividades.
FM/CP
Inforpress/Fim