Santa Catarina: Centrum Sete Sóis Sete Luas pode ser realidade no próximo ano – vereadora da Cultura

Assomada, 11 Nov (Inforpress) – A vereadora da Cultura na Câmara Municipal, Jassira Monteiro, garante que o futuro Centrum Sete Sóis Sete Luas de Santa Catarina (Santiago) a ser instalado no antigo Pelourinho de Assomada poderá ser uma realidade no próximo ano.

O Centrum Sete Sóis Sete Luas (CSSSL), que vai funcionar no antigo Pelourinho de Assomada, a ser transformado em Casa de Artes, vai albergar um restaurante para promover a gastronomia, sala de exposições, um espaço equipado com instrumentos musicais para ensaios da futura banda SSSL e prevê-se ainda no projecto duas residências artísticas.

Jassira Monteiro falava à imprensa à margem da XXVII edição do Festival Sete é Sete Luas, que marca o 21º aniversário do certame em Cabo Verde (1998-2018), e chegou este sábado pelo segundo ano consecutivo a este município do interior de Santiago com concertos do grupo Aywa composto por músicos da França e Marrocos e de artistas locais.

“O projecto e o local que vai acolher o Centrum já estão pensados. Mas no espaço onde queremos materializar este projecto exige algumas obras de remodelação e concertação com algumas instituições, isto porque o espaço não está apenas sob a alçada da câmara, mas também do Instituto do Património Cultural (IPC) e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas”, precisou a autarca.

Entretanto, a mesma fonte reiterou o empenho da edilidade santa-catarinense na criação de um Centrum Sete Sóis Sete Luas, cujo projecto, assegurou, poderá ser materializado no próximo ano.

Relativamente à adesão do público, Jassira Monteiro disse acreditar que tiveram uma “moldura humana razoável”, isto porque, conforme justificou, por ser um festival relativamente novo nesse município do interior de Santiago, o mesmo ainda não está na memória de todos os santa-catarinenses.

Daí, segundo ela, a ideia é com o tempo inseri-lo na agenda cultural de Santa Catarina para que os santa-catarinense possam saber que no início de Novembro de cada ano, que marca as festividades do Dia do Município e sua santa padroeira, o concelho acolhe este festival internacional.

Já no que diz respeito à criação da futura banda Sete Sóis Sete Luas, avançou que já estão a trabalhar na sua constituição, mas informou que a mesma passa primeiro por formar pessoas na música para que a mesma seja criada.

Por sua vez, o director do FSSSL, Marco Abbondanza, que considerou de “muito séria” a parceria existente entre a câmara e o festival, confirmou que já há um espaço pensado, daí que, acredita que vão implementar um Centrum e criar uma banda “dentro de algum tempo”.

Falando do certame que este ano trouxe apenas o grupo Aywa composto por músicos da França e de Marrocos e que percorreu a ilha Brava, Maio, São Filipe (Fogo) e Ribeira Grande (Santo Antão) e culmina hoje no município do Tarrafal de Santiago, Abbondanza considerou “positivo” o balanço, a meio percurso, destacando o encontro de cultura que o certame propõe.

No seu entender, este “encontro de cultura” é algo que enriquece todas as mais de 30 cidade dos 10 países diferentes que fazem parte da rede Sete Sóis Sete Luas.

No caso de Santa Catarina, cujo município recebe pelo segundo ano consecutivo este festival internacional, este responsável manifestou o desejo de fazer cada vez melhor, ou seja, não só para receber artistas internacionais, mas também para que artistas santa-catarinenses possam apresentar a nível internacional.

O Festival Sete Sóis Sete Luas é um projecto promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de dez países do Mediterrâneo e do mundo lusófono, nomeadamente, Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Itália, Marrocos, Portugal, Romênia, Eslovênia, Espanha e Tunísia.

Em Cabo Verde, a 21ª edição tem o apoio da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, as parcerias das câmaras municipais da Brava, Maio, Ribeira Grande de Santo Antão, Santa Catarina, São Filipe, Tarrafal de Santiago, e conta com o alto patrocínio da Presidência da República.

FM/FP

Inforpress/Fim

 

 

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap