Ilha do Sal vai ser dotada de uma bateria com capacidade de 1 Mega Wats conectada na rede – ministro (c/áudio)

Espargos, 14 Fev (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comercio e Energia, Alexandre Monteiro anunciou hoje que Sal vai ser a primeira ilha do país a ser dotada de uma bateria com capacidade de 1 Mega Wats conectada na rede.

Alexandre Monteiro avançou a informação hoje no Sal onde se encontra para se inteirar dos sistemas de microprodução de energias renováveis instalados na ilha, com apoio técnico da empresa Águas de Ponta Preta (APP), para verificar o seu impacto no desenvolvimento das actividades económicas.

“Está em fase de aquisição uma bateria de 1 Mega Wats, que vai ser instalada ainda este ano na ilha do Sal, que irá permitir armazenar excedentes de energia, sobretudo quando falamos de produção solar… produzir de dia para armazenar e libertar a energia consumida à noite”, informou, o governante.

Alexandre Monteiro indicou que este equipamento vai ser também implementado em outras ilhas do arquipélago, acrescentando, por outro lado, que a visão do Governo é substituir veículos de motores térmicos, e chegar a 2050 com carros de motores eléctricos.

“Mas temos metas parciais. Por exemplo, a nível da administração pública é já nos próximos dez anos, ter cem por cento de veículos eléctricos”, explicou.

Neste particular, relata que o Governo está a trabalhar em articulação com os municípios no desenvolvimento das infraestruturas logísticas, sobretudo de recarga dos veículos eléctricos na via pública.

“Tudo isso está a ser desenvolvido. E no Sal, já há veículos, não só viaturas como bicicletas eléctricas a circular, o que demonstra que o Sal está a dar uma resposta boa, nessa transição energética global, de produção de energia renovável, mas também na eficiência energética onde se enquadra os veículos eléctricos”, enfatizou.

O ministro concluiu, dizendo, que os investimentos que estão a ser desenvolvidos por todo o país irão contribuir para se alcançar a meta de chegar a 2030 com mais de 50 por cento de produção de energias renováveis.

SC/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap