• Save

Ribeira Grande de Santiago:  Mayor de Brockton admite possibilidade de geminação com Cidade Velha (c/áudio)

Cidade da Praia, 08 Out (Inforpress) – O mayor de Brockton, Moisés Rodrigues, revelou hoje à Inforpress que está a se estudar a possibilidade de geminação daquela cidade norte-americana com a Cidade Velha, no município de Ribeira Grande de Santiago.

“Estou em Cabo Verde para conhecer os municípios dos presidentes que foram aos Estados Unidos da América me visitar”, justificou Moisés Rodrigues, que em Julho último tornou-se no primeiro cabo-verdiano a assumir funções como mayor da cidade norte-americana de Brockton.

As declarações foram feitas à Inforpress, depois de uma visita ao município de Ribeira Grande de Santiago e de um encontro com o vice-presidente, Silvano Barros, para conhecer a realidade do concelho e dos munícipes.

Sobre a possibilidade de uma geminação, disse que Cidade Velha é “especial” por ser o berço da nacionalidade cabo-verdiana, sendo que esta visita serviu para ver o que pode fazer para ajudar e cooperar.

Instado a apontar algumas áreas que podem ser privilegiadas nesse potencial acordo de cooperação, o mayor de Brockton destacou a parte cultural e histórica, mas esclareceu que neste primeiro contacto está a fazer um trabalho de “prospecção”, junto de alguns municípios de Cabo Verde.

“Há coisas que nem ligamos no país que podem servir em Cabo Verde, por isso é importante ter essa ligação com as ilhas“, explicou Moisés Rodrigues, salientando a ligação que existe entre as câmaras de Mosteiros e Tarrafal de Santiago com a cidade de Brockton.

Por seu turno, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Silvano Barros, disse acreditar que depois dessa visita pode surgir uma geminação entre as duas cidades ou algum outro acordo para elevar o nível de vida dos munícipes.

“É um município onde já se fez muito, mas está a faltar, de maneira que toda e qualquer cooperação é sempre bem-vinda”, notou o autarca, apontando a sector da habitação, conservação patrimonial e turismo como áreas prioritárias desse possível acordo de geminação.

Durante a sua estada em Cabo Verde, Moisés Rodrigues vai visitar a ilha do Fogo e, na volta, antes de regressar aos Estados Unidos, vai reunir-se com o presidente da câmara da Praia, Óscar Santos.

OM/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap