Ribeira Grande de Santiago: Acres apresenta projecto sobre sistema de energia solar na zona da Calheta de São Martinho Grande

Cidade da Praia, 27 Fev (Inforpress) – A Associação Cultural, Recreativa e Educativa de Santana (ACRES) apresenta hoje o projecto ” Sistema de Energia Solar na Zona Isolada da Calheta de São Martinho Grande”, levando “energia limpa” àquela localidade de Ribeira Grande de Santiago.

Em declarações à Inforpress, a propósito do acto de descerramento da placa da obra do referido projecto, que acontece na tarde de hoje, a representante da Acres, Leinilda Pereira, assegurou que esta iniciativa surgiu na sequência de um concurso das Nações Unidas sobre a eficiência energética.

“Nós efectuamos uma visita ao município de Ribeira Grande de Santiago e constatamos que praticamente o concelho está quase 100% electrificado, mas está a faltar as localidades da Calheta de São Martinho Grande e Mosquito de Horta”, explicou, reforçando que optaram pela localidade da Calheta dada a sua “importância histórica”.

Conforme mostrou, naquela localidade residem quatro famílias, o que não justificava fazer um “investimento grande” para levar energia eléctrica àquela zona, mas, no seu entender, tendo em conta a inclusão social, os moradores não podiam ficar sem energia.

“A associação identificou o problema, fizemos o projecto e procuramos o financiamento”, afirmou, revelando que a iniciativa contou com um financiamento de 23 mil dólares por parte das Nações Unidas e cartas de conforto da câmara municipal local e alguns ministérios.

No seu entender, além de as pessoas passarem a ter energia nas suas casas, este projecto permite-lhes tirarem o proveito económico e financeiro, uma vez que vão adquirir frigoríficos para conservarem os pescados.

“Segundo dizem os moradores, muitas vezes pescam e jogam os peixes de volta ao mar ou fervem para dar os animais porque não têm como conservar”, afirmou.

Por outro lado, os jovens estudantes daquela localidade passarão a ter acesso às novas tecnologias a partir das suas casas.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top