Responsável da Bavaro Motors defende “parceria efectiva” entre Governo e privado para que haja a mobilidade eléctrica no país

Cidade da Praia, 29 Jun (Inforpress) – O responsável de desenvolvimento de novos negócios da empresa Bavaro Motors, Veríssimo Pinto, defendeu hoje, na Praia, a necessidade de uma “parceria efectiva” entre o Governo e o privado para que haja a mobilidade eléctrica em Cabo Verde.

Veríssimo Pinto falava à Inforpress, durante a abertura da 5ª Edição da ExpoAuto – Salão Automóvel de Cabo Verde – que decorre, até domingo, 30, na cidade da Praia, que este ano tem como referência a apresentação de soluções de mobilidade eléctrica e o “desenho” de políticas de promoção para a importação a nível nacional.

Segundo aquele responsável, a isenção de impostos aduaneiros na importação de veículos eléctricos e outros conjuntos de estímulos às empresas como incentivos fiscais e financeiros, “porque este projecto por si só não é rentável”, são as condições necessárias para que este projecto tenha sucesso.

No entanto admitiu que existe ainda algum “mito” com relação aos carros eléctricos porque as pessoas nunca experimentaram e defendeu que é como um telemóvel, que quando experimentado pela primeira vez nunca se abandona.

Uma outra dificuldade, segundo Veríssimo Pinto, tem a ver com a criação de postos de carregadores para os carros eléctricos em outros concelho que não sejam somente na Praia.

“A mobilidade eléctrica tem várias vantagens, a primeira é ambiental porque pode-se produzir a energia limpa e carregar os carros sem custos muito elevados”, indicou o responsável, aconselhando o Governo a apostar mais neste projecto.

Por isso, indicou a promoção de iniciativas para as pessoas experimentarem os carros eléctricos para demonstrar as vantagens financeiras e ambientais da sua utilização.

“Cabo Verde é rico em enérgica térmica, eólica e solar, temos as energias do futuro, mas temos um défice de balança comercial e de pagamentos porque 30 por cento das nossas exportações têm a ver com os combustíveis”, sustentou.

A edição 2019 do Expo-Auto, que decorre sob o lema “Conheça as novidades e deixa ser seduzido”, está referenciada como um “fórum comercial e de promoção por excelência”, que pretende fascinar os visitantes com uma mostra multi-marcas dos últimos lançamentos no mercado.

Após um interregno de seis anos, a Expo Auto foi relançada em 2017 e com uma periodicidade bienal, com a missão de não só restaurar este salão temático, mas também de o realizar de uma forma integradora.

De acordo com a organização, a exposição contará com a presença das maiores concessionárias auto do país, de instituições financeiras e para-financeiras, como sejam bancos e seguradoras, bem como das demais instituições que intermedeiam o processo de importação e registo.

Estão também representados os necessários serviços auto, desde a compra, a manutenção preventiva e a reparação.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap