Reedição do livro “A vila de Assomada” lançada hoje na Praia

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – A nova edição do livro “A vila de Assomada”, de Henrique Lubrano de Santa Rita Vieira foi lançada hoje na capital do país, trazendo contributos que contam história de Santa Catarina.

De acordo com o apresentador da nova edição, Manuel Veiga, o autor traz muitos episódios sobre a história de Cabo Verde, explicando, entretanto, “não se tratar propriamente” de um livro de história sobre Santa Catarina, mas sim, fala de acontecimentos sobre a cidade e que historiadores podem debruçar sobre ele.

Conforme Manuel Veiga, o livro conta a história da transferência da sede do concelho da cidade de Ribeira Grande para os Picos, que depois passou para Santa Catarina, assim como do contributo que o pessoal do interior de Santiago deu na defesa dos interesses da cidade da Praia.

“Em 1850 queriam transferir a cidade da Praia para São Vicente, porque era um sitio de paludismo na época das chuvas”, referiu.

Assim, contou, houve uma grande manifestação neste sentido, defendendo que Santa Catarina tinha espaços, até melhores que do sul de Portugal para acolher a cidade na época de chuvas.

Manuel Veiga salientou que a obra mostra toda esta história que muitos não conhecem, explicando os contornos desses acontecimentos.

“O livro é importante na medida que apresenta pistas para os pesquisadores que quiserem estudar a historia de Santa Catarina”, observou.

Esta nova edição com 200 exemplares, sendo que a primeira edição foi lançada em 2003.

Henrique Lubrano de Santa Rita Vieira, médico, nasceu em 17 de Novembro de 1912, na Vila de Assomada, Concelho de Santa Catarina, no mesmo ano em que a Vila de Assomada assumiu a sede do concelho.

É autor de inúmeras publicações, de entre as quais se destaca “A vila de Assomada que o autor quis dedicar à Vila onde nasceu.

HR/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap