Programa Corpo da Paz pretende regressar a Cabo Verde com foco nas mudanças climáticas

Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – O programa do Corpo de Paz dos Estados Unidos da América (EUA) está a estudar a possibilidade de voltar e restabelecer-se em Cabo Verde, tendo como foco a mudança climáticas.

A informação foi avançada hoje, na Cidade da Praia, pela conselheira sénior da instituição, Julie Burns, após um encontro que manteve com o primeiro-ministro, Ulisses Correia Silva, na companhia de uma equipa formada por oito membros do Governo americano que se encontra em Cabo Verde.

“Falamos com o primeiro-ministro sobre a nossa pretensão de retornar o programa a Cabo Verde e estamos a fazer essa avaliação com uma equipa constituída por pessoas das áreas de medicina, segurança e administração, no sentido de programar o iremos fazer em Cabo Verde, caso regressarmos”, esclareceu Julie Burns.

Questionada sobre o “timing” para este regresso a Cabo Verde, a conselheira não precisou uma data, esclarecendo que este regresso vai depender dos recursos e do recrutamento e preparação dos voluntários a serem enviados para os países interessados.

Relativamente à experiência do Corpo da Paz em Cabo Verde, Julie Burns disse que foi “óptima” e que é “um bom país” para trabalhar.

Ressaltou o trabalho realizado pelos voluntários nas áreas de educação, no estabelecimento de pequenos negócios, na agricultura e no saneamento, apontando que, no futuro, caso o programa regresse a Cabo Verde, vai se apostar nas mudanças climáticas.

Durante a estada no País, a equipa do Corpo da Paz vai reunir-se com várias instituições governamentais, representantes da sociedade civil e cidadãos cabo-verdianos das ilhas de Santiago, São Vicente, Santo Antão, Sal, Maio e Fogo.

O Corpo da Paz esteve presente em Cabo Verde entre 1988 e 2013, com 527 voluntários que trabalharam nas áreas da educação, juventude e desenvolvimento comunitário, sensibilização do VIH/SIDA e desenvolvimento de pequenas empresas.

Os voluntários lecionaram e trabalharam, nesta época, em português, crioulo do Barlavento e do Sotavento.

O Corpo de Paz foi criado em 01 de Março de 1961, por ordem executiva do Presidente John  Kennedy, com a missão de promover a paz e a amizade no mundo.

Desde então, e apenas após o convite dos governos anfitriões, mais de 241.000 voluntários do Corpo de Paz serviram em 143 países, trabalhando ao lado de parceiros comunitários em projectos prioritários localmente.

Os voluntários são cidadãos americanos, com pelo menos 18 anos de idade, e comprometem-se a prestar 27 meses de serviço.

OM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos