• Save

Primeira-dama vai entregar donativos arrecadados na visita de Estado do PR a Moçambique

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – A Primeira-dama, Lígia Fonseca, disse hoje que vai entregar os donativos em dinheiro arrecadados na campanha “Beira no Coração” em prol de Moçambique, por ocasião da visita de Estado do Presidente da República a este país.

Lígia Fonseca fez essa comunicação em declarações à imprensa, esta manhã, após receber da empresa italiana Genius Water, que opera no ramo das energias renováveis, um donativo constituído por um conjunto de 13 Kits de painel solar para iluminação, destinados a Moçambique.

“Pretendemos levar para entregar às pessoas que foram identificadas em Moçambique os donativos que recolhemos até agora no âmbito da campanha ‘Beira no Coração’ e que em termos de dinheiro ronda os 1200 contos”, disse.

Conforme a Primeira-dama, o kit hoje ofertado irá ajudar as pessoas a terem possibilidades de estarem conectados, receber e dar informações, terem alguma iluminação durante a noite e até poder fazer leitura.

Lígia Fonseca que considerou importante esta oferta, fez um parêntese para sublinhar como é difícil viver sem energia eléctrica, lembrando que tudo isso faz alguma diferença na vida das pessoas.

Lembrou ainda que a campanha “Beira no Coração” destina-se apenas a arrecadar fundos financeiros, e que outros donativos (roupa e medicamentos) são canalizados para a Cruz Vermelha que depois fará a entrega.

“A nossa campanha vai até ao fim do ano e podemos conseguir outros fundos. O que conseguimos pode ser pouco, mas todo o pouco que conseguirmos juntar vai significar muito para as pessoas que estão em Moçambique”, acrescentou.

Ainda de acordo com a Primeira-dama, no âmbito da campanha, falta ainda arrecadar fundos nos Estados Unidos e Itália.

O Kit ofertado hoje é constituído por um painel solar, três lâmpadas (permitindo cada uma iluminar uma sala de 9 m2), ligação para carregar o móvel ou um tablet e permite que numa localidade sem acesso à energia eléctrica, as pessoas possam carregar os seus móveis e ter uma iluminação mínima.

“Beira no Coração” é o nome de um movimento da sociedade civil cabo-verdiana promovido pela Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, que tem como objectivo unir personalidades de vários quadrantes de actividade em prol de uma campanha alargada de recolha de fundos para apoiar as vítimas do ciclone Idai de Moçambique.

PC/ZS

Inforpress/Fim