Santa Maria, 03 Out (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano considerou hoje que o segundo Fórum Africano da Igualdade de Género no Desporto, realizado na ilha do Sal, foi dos melhores eventos realizados nesta matéria nos últimos anos.
Filomena Fortes destacou, no final do fórum que reuniu representantes de 54 países mais especialistas ao redor do mundo, a responsabilidade de em pouco tempo organizar no país um evento com essa dimensão.
“Missão comprida. Foi-nos dada a tarefa de organizar este fórum e em pouco tempo conseguimos fazer, mas o mais importante agora, apesar de ter as recomendações listadas, o que nós todos esperamos é que daqui a dois anos tudo o que foi recomendado, seja colocado em prática”, salientou Fortes.
Conforme esta responsável, é este o tempo de acção, em que todos os Comités Olímpicos devem seguir as recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI), sendo uma delas a presença de pelo menos 30% de mulheres nos locais de liderança.
“Nós não queremos que elas estejam nesses locais simplesmente por estatísticas, mas que realmente elas sejam capacitadas e empoderadas para estarem lá”.
“Foi por isso que convidamos, não só, representantes da comissão de mulheres de desporto de cada Comité, mas também todos os presidentes dos Comités Olímpicos, para que estivessem cá presentes e que eles pudessem saber quais as recomendações desse fórum e que se possam colocar em prática dentro de dois anos”, acrescentou.
Entretanto todos os Comités Olímpicos vão receber um bónus, para incentivar que cumpram essas recomendações, assim como vão ser aplicadas sanções aos que não cumprirem.
“Somos unicamente quatro presidentes mulheres em África, num total de 54 países, nós queremos aumentar esse número, mas obviamente devemos estar preparadas. Só o conhecimento nos liberta por isso devemos cada vez mais procurar formações para que possamos ser capazes de estar dentro da medida da posição que almejamos”.
Filomena Fortes concluiu, regozijando com o fórum, disse que, não por ser em casa, mas o melhor de todos que já participou nesta matéria.
O Fórum Africano da Igualdade de Género no Desporto, promovido pela Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos, sob o lema “Sport, femme et égalité des genres” (Desporto, mulher e igualdade de género), decorreu durante dois dias na cidade de Santa Maria, e trouxe ao Sal, onde especialistas da área estiveram a debater e traçar estratégias para a promoção e inclusão das mulheres no sector desportivo nas diversas áreas constantes.
NA/HF
Inforpress/Fim