Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress) – O Presidente eleito da República de Angola, João Lourenço, toma posse esta quinta-feira, 15, em cerimónia que conta com a presença do chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves.
Segundo uma nota da Presidência da República, para o efeito Neves desloca-se esta quarta-feira a Luanda, a convite de João Lourenço para assistir à cerimónia de sua investidura.
De acordo com a Presidência da República, a presença de Neves em Luanda constitui mais uma oportunidade para continuar a aprofundar as “excelentes relações de amizade, solidariedade e cooperação” entre os dois países.
O Diário da República (DR) de Angola publicou no passado dia 09 os resultados das eleições gerais de 24 de Agosto, proclamando oficialmente João Manuel Gonçalves Lourenço como Presidente eleito e Esperança Eduarda Francisca da Costa como Vice-Presidente.
Segundo os dados publicados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o MPLA venceu as eleições com 51,17% de votos válidos, elegendo 124 deputados, enquanto a UNITA, segunda força política em Angola, obteve 43,95%.
Nestas eleições, o Partido de Renovação Social (PRS) não conseguiu além de 1,14% de votos dos angolanos, elegendo dois deputados, a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) elegeu dois deputados, o que representa 1,06% de votos.
A força política que também elegeu dois deputados é o Partido Humanista de Angola (PHA), correspondente a 1,02% de votos.
Ao todo, o parlamento angolano é composto por 220 deputados.
Entretanto, a UNITA não reconhece os resultados dessas eleições, tendo recorrido ao Tribunal Constitucional (TC) de Angola que negou provimento à providência cautelar interposta por este maior partido da oposição, alegando que este procedimento não era o meio adequado
A UNITA pretendia que fosse declarada a ineficácia da acta dos resultados definitivos das eleições de 24 de agosto – que deram a vitória por maioria absoluta ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) – e que a CNE fosse intimada a admitir as suas reclamações.
LC/CP
Inforpress/Fim