• Save

Praia: Paróquia Nossa Senhora da Graça quer interpretar a forma como catolicismo lida com a transformação da sociedade

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – Entender a forma como o catolicismo lida com a transformação da sociedade e os contributos que essa transformação traz, são dois dos principais pontos debatidos na I Assembleia Paroquial, sob o lema “Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra”.

A informação foi avançada à Inforpress, por Adilson Semedo, orador da I Assembleia Paroquial, sob o lema “Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra”, que aconteceu na cidade da Praia.

Conforme explicou, além dos dois pontos referidos, o objectivo foi também buscar fundamentos teóricos que falam “da relação entre a religião e modernidade”, contextualizar os vários problemas culturais e políticos em Cabo Verde e a maneira como ao longo da história “interpelaram o catolicismo no país”.

Por outro lado, discutir um pouco a estratégia mais recente das dioceses de Cabo Verde, no sentido de “promover uma evangelização” a partir das acções sociais e da abertura em ir ao encontro da sociedade.

A paróquia, espera materializar nos próximos tempos, tanto na sua acção pastoral como na organização, gestão e administração de uma paróquia de cidade (urbana) e em expansão rural, a promoção de diagnóstico pastoral actual e elaboração de um plano de acção para os próximos anos que contemple acções de renovação paroquial e de conversão pastoral.

Esta iniciativa realiza-se com o objectivo de “discernir e propor um itinerário para a paróquia, para os próximos três/cinco anos, capaz de fomentar a educação da fé, o sentido de pertença e o desafio ao compromisso eclesial”.

HR/ZS

Inforpress/Fim