Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – Os cavalos de corrida, Marisia, de Santo Antão, e Passadinha, da ilha do Fogo, nas categorias Cruzados Nacionais e Puro Sangue, respectivamente, venceram hoje a corrida de cavalo organizada no âmbito das festividades do município da Praia.
A tradicional corrida de cavalos, que contou com centenas de pessoas na assistência, aconteceu na tarde de hoje, na Ribeira do Paiol, com a participação de 11 cavalos, sendo a maioria da ilha do Fogo e da Cidade da Praia.
Na categoria Cruzados Nacionais ficou na primeira posição a égua Marizia, de Santo Antão, seguido de Tranka Fulha, da ilha do Sal, de Paloma, do Sal, e, em quarto lugar, Brilhante, da Praia.
Na categoria Puro Sangue, Passadinha, da ilha do Fogo, foi o vencedor seguindo-se na segunda posição a Miss Fogo, seguido de Americam Dream, do Fogo, Eitiane, do Sal, Vulcão, do Fogo, Raia, da Praia, e Fradu Fra, do Fogo.
Para Hernani da Luz, é uma emoção forte ganhar esta corrida na categoria Cruzados Nacionais, pelo segundo ano consecutivo, afirmando que vieram com confiança na vitória, o que conseguiram, e desejou que a cada ano seja melhor.
Por seu lado, Deodato da Luz manifestou-se muito feliz em vencer com Passadinha, do Fogo, na categoria Puro Sangue, uma vez que, lembrou, veio de uma derrota na ilha do Fogo, em que foi muito criticado e acabou por vencer na Praia.
Os restantes vencedores também manifestaram alegria, mas pediram melhores condições na pista para evitar lesões dos cavalos, tendo em conta que alguns tiveram de deixar a competição por causa desse constrangimento.
O director da Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Praia, Sandieta Sequeira, realçou a grande adesão do público ao evento que, assegurou, ocorreu normalmente, conforme as expectativas.
Para o presidente da Associação CV Galope, Luis Barbosa, que presta apoio técnico à organização, a prova correu na normalidade, lamentando duas desistências por lesão, causada por pedras na pista, apesar do esforço da organização. Para a próxima diz esperar mais participação e melhor preparação da pista.
ET/HF
Inforpress/Fim