Praia: IV reunião da Comissão da BAGAIA traça plano estratégico e empossa novo comissário da organização (c/áudio)

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe hoje a IV reunião da Comissão da BAGAIA, evento que conta com a participação dos sete Estados-membros e que irá proceder a posse do novo comissário desta organização, o engenheiro Charles Irikese Erhueh.

O presidente do Instituto de Prevenção e Investigação da Agência de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), representante de Cabo Verde na comissão, avançou à Inforpress que neste quarto encontro anual cada país membro vai ter um representante, com vista a proceder a avaliação da implementação dos planos de actividade e estratégico.

A Agência Regional de Investigação de Acidentes (BAGAIA, sigla inglesa), é constituída por Cabo Verde, Gâmbia, Gana, Guiné Conacri, Libéria Nigéria e Serra Leoa.

Mário Margarito Gomes explicou que este encontro vai ter um cariz especial, porquanto vai ser empossado o novo comissário da Agência Regional de Investigação de Acidentes, o engenheiro nigeriano Charles Irikese Erhueh, investigador da autoridade de investigação de acidentes da Nigéria.

Recrutado pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) na sequência de um concurso internacional, o novo comissário terá a responsabilidade de dirigir a instituição, enquanto Agência Regional de Investigação de Acidentes e terá como uma das incumbências fazer a coordenação entre os Estados-membros em termos de investigação do Ocidente.

“Tudo o que seja formações, a composição de equipas para fazer a investigação num determinado país da nossa região será coordenada pelo Comissário. Estas equipas serão construídas por elementos indicados de cada um dos países, dependendo da natureza dos acidentes, com especialistas das diversas áreas de aviação”, realçou Mário Gomes.

Segundo o presidente do IPIAAM, Cabo Verde enquanto país sede da BAGAIA, acolhe com naturalidade este encontro, cuja assinatura formal deste projecto foi efectuada a 23 de Agosto de 2018, pelo ministro do Turismo e Transporte e ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, e o seu homólogo da Serra Leoa, em representação do Accord Groupu BAG, como presidente do Conselho de Ministros.

Em termos físico, assegurou Mário Gomes, que já está todo montado e operacional para uma das unidades hoteleiras da capital acolher este “importante evento”, que vai contar ainda com a presença do director-regional da ICAO, de um representante do secretariado do BAG, de entre várias personalidades do sector.

A cerimónia de abertura vai ser presidida pelo ministro José Gonçalves.

SR/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap