Praia: Escola Cesaltina Ramos implementa projecto formação profissional para jovens fora do sistema de ensino

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – A Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (ESPCR), na cidade da Praia, está a implementar um projecto piloto de formação profissional para jovens fora do sistema de ensino.

A informação foi dada à Inforpress pelo director da ESPCR, António Tavares Afonso, na semana em que a instituição está a realizar a Semana da Via Técnica, este ano sob o lema “Artes Ciências Serviços e Tecnologia”, que acontece de 30 de Janeiro a 04 de Fevereiro.

“A ideia é formar os jovens que nem trabalham e nem estudam, geração nem-nem, com formação profissional nas áreas de electrónica, electricidade, construção civil, canalização, artes gráficas, frio e climatização, design, contabilidade e gestão, que podem ser de curta duração ou de qualquer outro nível”, explicou.

Estes cursos, precisou o responsável, são destinados para os alunos que, por um motivo ou outro, ou que também por reprovações, abandonaram a escola.

“Ir para uma escola privada pode não ser a solução e, por isso, consideramos que a melhor ferramenta para esses jovens fora do sistema é a formação profissional. Temos oficinas e vários cursos que podemos ministrar”, apontou António Tavares Afonso.

No entanto, avançou que a instituição precisa de apoio e financiamento para a implementação deste projecto de formação profissional, que segundo o director da ESPCR, pode ser muito importante para os jovens de Achada Santo António, onde está inserida, e outros bairros circundantes.

Em relação às actividades da Semana da Via Técnica, que termina no sábado, o director da ESPCR disse que a principal novidade deste ano vai ser a implementação do curso de montagem e manutenção de instalações de climatização e refrigeração.

Este curso, que começou no ano passado, informou, conta com três turmas, de 11º e 12º, e é leccionado somente na ESPCR.

Do programa de actividades constam exposições e palestras, actividades desportivas e culturais, e ‘English Day’ para alunos, professores e toda comunidade educativa.

A ESPCR conta com 1.025 alunos, sendo 859 da via técnica, mas sublinhou o director, que o objectivo para o próximo ano é tornar a instituição de ensino 100% técnica e uma referência a nível nacional no ensino técnico-profissional.

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos