Praia: Câmara retoma a partir de segunda-feira alguns serviços municipais para período do estado de emergência

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia retoma a partir de segunda-feira, 18, alguns serviços municipais que irão funcionar durante o período do estado de emergência na ilha de Santiago, informou hoje a vereadora da Acção Social, Ednalva Cardoso.

A responsável pela da Acção Social da autarquia praiense elucidou que na sequência da decisão de prorrogação do estado de emergência na ilha de Santiago a Câmara Municipal da Praia reunida em sessão ordinária do 15 de Maio, deliberou as medidas preventivas e restritivas a nível do município no contexto da covid-19, que irão funcionar nos próximos 15 dias.

“A câmara informa que alguns serviços principalmente de atendimento irão funcionar em regime de turno e com alargamento de horário ou seja, das 09:00 às 13:00 e das 13:30 às 17:30 (…)”, adiantou, indicando que essa medida não se aplica nos serviços dos Bombeiros, Guarda Municipal, Saneamento e Oficinas e Máquinas.

No entanto, frisou, que no interior das estruturas camarárias é obrigatório o uso de máscaras, e os munícipes devem respeitar as regras de distanciamento social.

Ednalva Cardoso informou, por outro lado, que durante o período de estado de emergência algumas estruturas como ginásios municipais, recintos desportivos, parques ‘fitness’, parques e jardins infantis, casa primavera centro comunitários e delegações municipais continuarão encerradas.

O Mercado Sucupira, de acordo com a vereadora, deverá continuar encerrado até ao dia 29 de Maio e os mercados municipais vão continuar a funcionar, mas com metade da capacidade, distanciamento social delimitado e em regime de rotatividade diária entre as vendedeiras.

Relativamente ao funcionamento do serviço de transporte público, disse que a câmara irá, nos próximos dias, reunir-se com as empresas para definição das regras e medidas para a retoma do funcionamento do referido serviço no município da Praia.

A possível ou não reabertura das praias, ainda conforme a vereadora, será igualmente analisada em parceria com as autoridades, tendo em conta o registo de casos positivos da covid-19 no concelho da Praia.

O estado de emergência na ilha de Santiago foi prorrogado por mais duas semanas, a vigorar das 00:00 do dia 15 até às 24:00 de 29 de Maio.

Cabo Verde tem um total acumulado de 328 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (269, sendo, 262 na Praia, dois no Tarrafal, quatro em São Domingos e um em Santa Cruz), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Desses casos registam-se 67 recuperados, dois óbitos e dois doentes transferidos para os seus países, totalizando assim 257 casos activos.

CM/CP
Inforpress/Fim

Scroll to Top