Portugal: Kassanaya inaugura exposição “Circum Navegando a Pedra” em Lisboa

Lisboa, 01 Mar (Inforpress) – O escultor cabo-verdiano José Brazão, de nome artístico Kassanaya, inaugura quinta-feira, em Lisboa, a exposição “Circum Navegando a Pedra”, como uma “viagem restrospectiva” pelos seus trabalhos realizados nos últimos anos dedicados à pedra cabo-verdiana, em particular, ao basalto.

A exposição a decorrer no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, instituição que explica que um dos aspectos a sublinhar nas obras é a “relação central com uma das mais poderosas temáticas do imaginário poético e simbólico cabo-verdiano, o mar”.

Neste particular, o CCCV destaca, “pela ousadia plástica, desafio formal, efeitos cinéticos e materialização criativa”, a peça “Mar Sunhadu”, onde é “notória a presença do artesão, nos elementos decorativos e na solução compositiva”, sugestões à obra do escultor Alexander Calder.

“O que torna a actividade artística de Kassanaya relevante, é a regularidade e a persistência com que mostra os seus trabalhos, numa ‘teimosia lúcida’ de quem atravessa, quase sozinho, o deserto de uma verdadeira ‘peregrinação’ pela pedra”, refere a gestão do CCCV.

José Brazão, nascido na ilha de Santiago, onde reside e exerce a sua actividade artística desde 2014, sendo conhecido pela sua polivalência, seja, enquanto artesão, na arte de carácter mais popular como o artesanato, a “joalharia alternativa” (por influência do avô paterno), seja na arte mais elaborada e exigente, com a escultura.

A inauguração da exposição “Circum Navegando a Pedra”, de Kassanaya, está marcada para as 18:00 (17:00 em Cabo Verde).

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos