Portugal: Grupo Bawtuquinhas PBS apresenta “Strada Santiago” em Torre de Moncorvo 

Lisboa, 11 Jan (Inforpress) – O espectáculo “Strada Santiago” é apresentado esta noite no município de Torre de Moncorvo, Portugal, pelo grupo Bawtuquinhas PBS, no âmbito do Circuito Cultural Lusófono nos territórios dos Lagos do Sabor, dedicado a Cabo Verde.

O espetáculo do grupo de Cidade Velha reveste-se de “grande relevância” em termos de promoção internacional da riqueza e diversidade da cultura popular santiaguense “berço e essência da cabo-verdianidade”, segundo as palavras dos seus coordenadores.

O mesmo visa “homenagear os homens e a cultura de Santiago, ilha-mãe, reconhecer o contributo que a ilha vem dando ao desenvolvimento de Cabo Verde e valorizar o potencial dessa cultura em termos de turismo sustentável e desenvolvimento local”.

De acordo com a autarquia, o Circuito Cultural Lusófono dedicado a Cabo Verde está a decorrer desde o dia 09, segunda-feira, e vai até 12 de Janeiro, com espectáculos musicais, oficinas culturais e cooperação institucional.

O espectáculo “Strada Santiago” já foi apresentado em Alfândega da Fé, no dia 09, em Macedo de Cavaleiros, no dia 10, e no dia 12 será apresentado em Mogadouro.

Também no âmbito do Circuito Cultural Lusófono dedicado a Cabo Verde, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS), Nelson Moreira, foi recebido no município de Alfândega da Fé, numa visita institucional que esta terça-feira, 10.

Segundo o município, o objectivo é “dar a conhecer a cultura, música e artes cabo-verdianas, ao mesmo tempo que se debate a cooperação institucional e se estabelecem relações empresariais”.

De acordo com a mesma fonte, foi com este intuito, e de forma a “criar sinergias e explorar oportunidades” empresariais e institucionais, que o executivo municipal de Alfândega da Fé proporcionou um encontro entre empresários e instituições locais e a comitiva cabo-verdiana.

Integram a Associação de Municípios do Baixo Sabor, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, todas com encontros com o presidente da CMRGS durante os dias que decorrem o Circuito Cultural Lusófono dedicado a Cabo Verde.

O Circuito Cultural Lusófono é um programa que visa promover a divulgação e as trocas culturais entre países e comunidades de língua portuguesa no mundo.

DR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos