Autarca de RGS em contactos com municípios portugueses que mostram abertura ao investimento e às parcerias 

Lisboa, 16 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS) esteve de visita a alguns municípios de Portugal como forma de “fortalecer” amizade e geminação e com abertura para investimentos e parcerias de iniciativa privada.

À Inforpress em Lisboa, Nelson Moreira fez um pequeno balanço da visita oficial que efectuou aos municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, iniciada no dia 06 de Janeiro e que terminou este fim-de-semana.

De acordo com o autarca, esteve em “contactos intensivos” com os homólogos e empresários desses “municípios amigos” da Ribeira Grande de Santiago e da Cidade Velha, com o intuito de “fortalecer a amizade e a geminação”.

Conforme Nelson Moreira, o objectivo foi também de “dar a conhecer que o município Berço da Nação cabo-verdiana e a ilha de Santiago estão abertos ao investimento e às parcerias de iniciativa privada”.

“Ficou o compromisso do estreitamento das relações públicas e privadas, através da intensificação do diálogo e do impulso de iniciativas com vista a imprimir uma nova relação de amizade e cooperação com os municípios portugueses, ao mesmo tempo que se investe, fortemente, na mobilização da iniciativa privada, de empresários portugueses a investirem no município da RGS e na ilha de Santiago, a mais populosa de Cabo Verde”, explicou.

Por outro lado, o presidente da câmara disse que a “cultura e a ligação umbilical” entre Portugal e Cabo Verde constituem o “traço de união, o elemento aglutinador e galvanizador para uma nova estratégia de geminação e impulso da iniciativa privada”, objectivando a melhoria da competitividade e das condições de vida das empresas, famílias e sociedade civil.

Da parte cultural, o grupo Bawtuquinhas PBS esteve a apresentar o espectáculo “Strada Santiago” no âmbito do Circuito Cultural Lusófono nos territórios dos Lagos do Sabor, dedicado a Cabo Verde, um programa que visa promover a divulgação e as trocas culturais entre países e comunidades de língua portuguesa no mundo.

Integram os territórios dos Lagos do Sabor, os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos