Porto Novo recebe colóquio sobre alcoolismo para avaliar implementação da lei do álcool 

Porto Novo, 01 Dez (Inforpress) – Alcoolismo, suas consequências e protecção da saúde é tema de um colóquio que se realiza, esta segunda-feira, no Porto Novo, Santo Antão, que visa ainda avaliar os dois meses de implementação da nova lei do álcool, neste município.

O colóquio, da iniciativa da Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento, da Comissão de coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) e da Inspecção-Geral das Actividades Económicas, vai debater questões ligadas ao alcoolismo em Santo Antão, ao uso abusivo do álcool e à fiscalização das bebidas alcoólicas.

O evento, cuja abertura estará a cargo do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, conta ainda com a organização da Câmara Municipal do Porto Novo e do Ministério da Educação e com o apoio da Presidência da República, através da campanha “Menos álcool, mais vida”.

Santo Antão tem estado, nos últimos tempos, a receber acções de sensibilização para a prevenção do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do reforço das acções de prevenção sobre os problemas ligados às substâncias psicoativas, promovidas pela CCAD, com apoio dos jovens em recuperação desta ilha, da Delegacia de Saúde do Paul e da edilidade paulense.

Famílias, donos de bares, vendedeiras são alguns dos grupos abrangidos por essas acções de sensibilização, que incidem sobre a nova lei do álcool e os riscos associados ao consumo abusivo e indevido de álcool e outras drogas, nas comunidades.

As autoridades sanitárias em Santo Antão defendem a realização de “um trabalho de fundo” em relação à socialização da lei do álcool, que, no seu entender, é ainda pouco conhecida pelas comunidades.

O alcoolismo está entre “os maiores desafios” da região sanitária de Santo Antão, uma ilha que, segundo dados oficiais, apresenta uma das maiores taxas de consumo do álcool em Cabo Verde, estimado em 17 litros/ano, em média, por pessoa.

JM/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap