Porto Novo: Programa de massificação da rega gota-a-gota chega a Tarrafal de Monte Trigo

Porto Novo, 16 Jan (Inforpress) – O programa de massificação de rega gota-a-gota no Porto Novo, Santo Antão, foi alargado, além da Ribeira das Patas e Jorge Luís, também, a Tarrafal de Monte Trigo, informou o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

Este projecto, segundo o delegado do MAA, no Porto Novo, Joel Barros, já abrangeu 116 hectares de terrenos agrícolas neste concelho, área que vai aumentar com a instalação, em breve, do sistema de rega gota-a-gota, também em Tarrafal de Monte Trigo.

A nível da ilha de Santo Antão, Porto Novo está a ser “pioneiro” em matéria de massificação da rega, com “grande impacto” na optimização dos recursos hídricos, no aumento da área irrigada e na produção agrícola.

O programa de massificação da rega gota-a-gota no Porto Novo está a trazer, no entender dos agricultores, “um novo impulso” à actividade agrícola neste município, com aumento da área irrigada e da produção agrícola.

Depois da “forte aposta” na mobilização de água, através de prospecção, e do equipamento de todos os furos com sistema fotovoltaico solar, Porto Novo, segundo o delegado do MAA, está a ganhar, também, o desafio de massificação da rega gota-a-gota.

O MAA tem exortado os agricultores do Paul e Ribeira Grande, onde há “muito desperdício de água”, a apostarem, também, no sistema de rega gota-a-gota, cuja taxa de cobertura é ainda “baixa”.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap