Porto Novo, 03 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo disse hoje ter garantia de que os estudos sobre a segunda fase de ampliação do porto estão em “fase avançada” e vão privilegiar a construção de um cais de pesca.
Aníbal Fonseca falava no acto de assinatura de um protocolo de cooperação com a Escola do Mar (Emar), que tem como objectivo geral o estabelecimento de relações estratégicas e institucionais no domínio da formação técnico-profissional na economia azul.
Segundo o autarca, a segunda fase de extensão do porto do Porto Novo vai priorizar o cais de pesca e permitir que a infra-estrutura portuária passe a receber navios de cruzeiro de grande porte.
O protocolo firmado tem duração de dois anos e consiste na realização de uma série de cursos técnico-profissionais destinada aos operadores de pesca no município do Porto Novo para “elevar” a sua qualidade técnica.
O presidente do Emar, Iven Bettencourt, informou que no âmbito do protocolo começa já em Março, no Porto Novo, um curso de marinheiros pescadores.
O presidente da câmara municipal realçou o facto de a sua autarquia estar a fazer uma “aposta muito forte” na criação de uma escola de formação profissional para “densificar ainda mais” as acções de formação profissional no concelho do Porto Novo e torná-las “mais acessíveis” aos jovens.
JM/AA
Inforpress/Fim