Porto Novo, 28 Nov (Inforpress) – Uma missão do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) vai estar esta terça-feira no Planalto Norte, no município do Porto Novo, para testemunhar a realização de testes ao projecto de bombagem e adução de água nessa localidade.
O projecto é financiado pelo Governo, através do MAA, e a missão, explicou o delegado deste ministério no Porto Novo, Joel Barros, visa testemunhar o arranque dos testes e começar a preparar a entrega oficial deste mesmo projecto, que vai ser inaugurado ainda no decurso do mês de Dezembro.
A água já está a chegar aos reservatórios do Planalto Norte, bombeada a partir de uma nascente situada nas imediações do vale de Martiene, para a alegria da população desse planalto, que tem vindo a atravessar uma situação de penúria do líquido precioso.
São 11 quilómetros de conduta, sendo sete quilómetros de adução e quatro de distribuição, sete estações de bombagem alimentadas com painéis solares.
O projecto, implementado pelo MAA, representa um investimento superior a 90 mil contos, financiado pelo Governo de Cabo Verde no âmbito do programa de promoção da actividades socio-económicas rurais (Poser).
Vários parceiros estiveram envolvidos na implementação do projecto, quais sejam a Câmara Municipal do Porto Novo, a Agência Nacional de Água e Saneamento, a Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), a Cooperação Luxemburguesa, as Nações Unidas, através dos programas GEF-SGP e PNUD, e as associações Água no Deserto e Luz Verde do Norte.
JM/CP
Inforpress/Fim