Porto Novo: Furo em Martiene à disposição dos agricultores com operacionalização do sistema de bombagem – MAA

Porto Novo, 16 Jan (Inforpress) – O furo em Martiene, no Porto Novo, Santo Antão, está à disposição dos agricultores locais, com a operacionalização do sistema de bombagem, segundo o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), neste município, Joel Barros.

O furo em Martiene esteve inactivo, nos últimos tempos, devido a problemas no sistema de Bombagem, equipado com painéis solares, o qual já foi reparado, para o alívio dos agricultores locais, que se vinham queixando da penúria de água para agricultura nesse vale.

Joel Barros explicou que se procedeu a “uma intervenção profunda” nesse furo, que está, a partir de agora, à disposição dos produtores agrícolas, dessa localidade.

Em relação ao furo de Chã de Norte, que tem estado, também, a deparar-se, há quase um ano, com problemas de funcionamento, o delegado do MAA previu, para final de Janeiro, a conclusão das intervenções, que estão a ser feitas no sistema de bombagem.

Este responsável acredita na retoma, ainda em Janeiro, da actividade agrícola em Chã de Norte, tranquilizando, assim, as cerca de 50 famílias que dependem do furo para desenvolver a agricultura nessa localidade.

Os trabalhos nesses furos acontecem em plena sementeira de batata comum nessas duas localidades.

Os produtores em Chã de Norte dizem-se “preocupados” com a safra da batata comum nessa localidade, que tem estado a ultrapassar as 200 toneladas por ano, segundo o representante, Evanildo Dias.

Em Martiene, considerado o maior produtor de batata comum em Santo Antão, com uma produção de cerca de mil toneladas por ano, a falta de água dificultou, também, a sementeira deste tubérculo, segundo o produtor Januário Cruz.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap