Porto Novo, 29 Jan (Inforpress) – O Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde considerou, sábado, “excelente” a iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude”, cuja escolha recaiu este ano sobre o município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
Adelaide Ribeiro, a representante do escritório conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, as agências das Nações Unidas que asseguram o apoio técnico e financeiro a este projecto, disse se tratar de “uma excelente iniciativa para aumentar o engajamento e participação dos jovens na criação de soluções locais inovadoras, que podem levar a mudanças transformadoras para agendas locais, nacionais e globais”.
Eventos do tipo podem ainda levar a um “forte comprometimento do poder local, numa perspectiva de não deixar nenhum jovem para trás”, avançou Adelaide Ribeiro, que este sábado marcou presença no lançamento oficial da iniciativa Porto Novo, Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023.
Trata-se ainda, a seu ver, de um “marco importante para a juventude” em Santo Antão e em Cabo Verde, de uma forma geral, e que contribui para “incentivar a participação cívica e política dos jovens” na vida do País.
O evento Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023, coordenado pelo Instituto do Desporto e da Juventude, foi criado pelo Governo em 2019, em parceria com as autarquias e com o apoio técnico e financeiro do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
Para 2023, Porto Novo é oficialmente a Cidade Capital da Juventude de Cabo Verde, tendo como objectivo engajar jovens em vários eventos e ações do programa “Youth Connekt – Cabo Verde” ao longo do ano, que culminará em Dezembro com a realização do Fórum Nacional da Juventude.
JM/JMV
Inforpress/Fim