Porto Novo, 03 Fev (Inforpress) – A ilha de Santo Antão dispõe de 155 armadores de pesca, 68 dos quais operam no concelho do Porto Novo, gerando, nesta altura, perto de uma centena de postos de trabalho directos.
Dados avançados hoje pela Câmara Municipal do Porto Novo dizem que Santo Antão possui 155 armadores de pesca, dos quais 68 operam no Porto Novo, município que dispõe de 164 dos 171 operadores de pesca semi-industrial existentes nesta ilha.
Dos 150 vendedores do pescado existentes em toda a ilha de Santo Antão, 103 são do Porto Novo, concelho que possui dez dos 27 tratadores de pescado identificados nos três municípios.
A nível de embarcações, Porto Novo, onde existem três comunidades piscatórias, possui 83 dos 165 botes que pescam em Santo Antão, ilha que tem 13 embarcações semi-industriais/industriais, dez das quais ficam no município porto-novense.
Estima-se que 300 famílias vivem directa ou indirectamente das pescas no Porto Novo, considerado o “terceiro concelho das pescas” em todo o arquipélago.
JM/CP
Inforpress/Fim