Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, representa Cabo Verde no programa Ministerial no âmbito do Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha.
De acordo com a nota de imprensa, o evento que decorre entre 27 de Fevereiro a 02 de Março é um encontro de capital importância para o ecossistema de conectividade para o mais variado leque de intervenientes a nível global, que junta operadoras móvel, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, fornecedores, proprietários de conteúdo, entre outros.
Conforme a nota, trata-se de uma importante participação de Cabo Verde, quanto mais não seja pelos investimentos que o país está a fazer na montagem de um ecossistema digital que sirva a nossa sub-região.
Pedro Lopes aproveitará esta deslocação para, entre outros, encetar esforços no sentido de estreitar parcerias potenciadoras de oportunidades, fomento e consolidação do ecossistema que Cabo Verde está a montar e que se quer com impacto real na melhoria de vida dos cabo-verdianos, sobretudo, os jovens, e ainda que se traduza na criação de riqueza- com impacto real no PIB nacional.
A nota avança ainda que no âmbito do Mobile World Congress, foi assinado, esta terça-feira, em Barcelona, no Reino da Espanha, entre a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) de Cabo Verde e a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil (ANATEL), um memorando de entendimento no domínio da cooperação técnica e institucional, nas áreas das telecomunicações, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento deste sector, nos dois países.
“Isto, tendo em mente, a promoção e desenvolvimento deste setor, em bases justas, visando garantir a qualidade e o acesso universal aos serviços de telecomunicações”, lê-se no comunicado.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o memorando em causa destaca ainda a convergência tecnológica e regulatória, a regulação económica; a segurança cibernética, as novas tecnologias de roaming internacional de baixo custo; a governança na internet e assuntos relacionados e a defesa e proteção dos consumidores, como entre outras áreas de cooperação.
CM/JMV
Inforpress/Fim.