PCA destaca importância dos 25 anos da RTP África como elo de união entre os países de língua oficial portuguesa

Cidade da Praia, 07 Jan (Inforpress) – O presidente do Conselho de Administração da RTP África, Nicolau Santos, considerou hoje que os 25 anos de emissão da entidade é um marco importante para os países da CPLP, servindo de elo de ligação cultural, social e informativa.

Este responsável que falava à Inforpress à margem da gala dos 25 anos da RTP em África, realizada no auditório nacional, cidade da Praia, realçou que foi há precisamente um quarto de século que começou a grande aventura da RTP, construindo pontes entre todos os países de língua oficial portuguesa.

“Tem servido para aproximar, precisamente, todos esses povos, a fim de nos conhecermos melhor, apoiarmos,  ajudarmos, para divulgar as nossas culturas, os nossos artistas, a nossa maneira de ser e de estar e, sobretudo, para afastarmos os mal-entendidos que também é muito importante” completou.

Segundo explicou Nicolau Santos, foi um projecto que nasceu sem “perspectivas da sua continuação, como qualquer outro”, mas que teve êxito, firmando-se no mercado, marcado por acontecimentos históricos, mas também de desafios para unir ao mundo as diferentes culturas lusófonas.

Segundo avançou o PCA da RTP, um dos maiores desafios ao longo destes anos de existência, tem sido adaptar a realidade e cultura das diferentes delegações espalhadas por esses países.

“O desafio tem sido adaptação à realidades diferentes, as questões das nossas delegações, por vezes, encontram dificuldades em trabalhar em pleno, seguramente nos tratamentos noticiosos de alguns acontecimentos, quer sejam elas tragédias, acontecimentos políticos ou desportivos” acrescentou, tendo ressaltado também as dificuldades técnicas por resolver, mas que tem sido possível ultrapassar com segurança.

De realçar que a comemoração do vigésimo quinto aniversário da RTP África, um canal generalista lançado em 1998 e destinado aos países de língua oficial portuguesa, contou com a atuação de vários artistas luso-africanos.

LT/HR

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos