• Save

Paul: População de Pico da Cruz vai ter nova rotina de vida com água ao domicílio (c/áudio)

Cidade das Pombas, Paul, 10 Jun (Inforpress) – A população da localidade de Pico da Cruz, zonas altas do concelho do Paul, vai passar a ter uma nova rotina de vida, com a disponibilização de água canalizada a todas as residências daquela localidade.

Essa é a constatação da presidente da Associação Oasis, Antónia Duarte, que num curto discurso manifestou a sua satisfação pela disponibilização da água canalizada nessa localidade onde as pessoas vão deixar de ficar numa fila, por muito tempo, para poderem ter acesso ao precioso líquido.

Esse tempo poderá ser, agora, usado noutro tipo de actividades razão porque Antónia Duarte considera que “a população vai ter uma nova rotina de vida”.

O presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo Martins, lembrou que no ano passado, por esta ocasião, Pico da Cruz tinha sido contemplado com energia eléctrica 24 horas por dia e a disponibilização de água a domicílio é “mais um passo” rumo o desejado desenvolvimento.

Trata-se de um projecto que vai beneficiar uma população de 271 pessoas distribuídas em 45 famílias.

A localidade, situada a 1.585 metros de altitude, dispõe de uma capela da Igreja Católica, delegação municipal, unidade sanitária de base (USB), representação do Ministério da Agricultura e Ambiente (casa florestal) e escola primária.

A inauguração desse projecto de abastecimento de água domiciliária em Pico da Cruz enquadra-se no programa comemorativo do dia de Santo António das Pombas e do Município do Paul.

O concelho, que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão, tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície e uma população de 5.789 habitantes, em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).


HF/CP

Inforpress/Fim