Parlamento: PAICV diz que Governo já devia ter aberto emprego público para acudir às pessoas

Cidade da Praia, 23 Jun (Inforpress) – O PAICV (oposição) considerou hoje, no Parlamento, que, perante a situação social do País, o Governo já devia ter aberto o emprego público para acudir às necessidades das pessoas, sobretudo do mundo rural.

“A situação social em Cabo Verde passa por um momento que exige acção redobrada dos poderes públicos”, afirmou o porta-voz do grupo parlamentar (GP) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, António Fernandes, em declaração política no período destinado a questões gerais.

O deputado ‘tambarina’ revelou que já haviam chamado a atenção do executivo pela situação “grave” por que passam as populações e que o próprio Grupo de Apoio Orçamental (GAO), na sua comunicação ao País, no término de uma missão de 09 a 15 mês de Junho, “recomendou ao Governo o reforço de medidas de protecção social”.

“O OE2022 [Orçamento do Estado para 2022] não deixa de ter a sua responsabilidade sobre a situação económica e social em que vivenciamos já algum tempo”, apontou António Fernandes.

Acrescentou, ainda, que o aumento do imposto sobre mais de dois mil produtos teve um efeito sobre a economia.

“Foi a peça determinante no aumento de preços de produtos básicos de primeira necessidade e de produtos alimentares, ainda antes do eclodir da guerra na Ucrânia”, indicou o GP do PAICV.

Para o maior partido da oposição, a insegurança alimentar no País tem a ver também com “ausência de medidas de políticas para o setor da agricultura, para mobilização de água, e para o mundo rural em particular e para a dificuldade de acesso ao rendimento por parte das famílias”.

“O que ainda os cabo-verdianos não percebem é o porquê da demora do governo em abrir o emprego público”, lamentou o PAICV, que instou o executivo a proceder à distribuição de cabaz alimentar para suprir as necessidades calóricas das pessoas afectadas pela insegurança alimentar e apoio aos agricultores com sementes para a faina agrícola que já começou.

LC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos