PAICV acusa Governo de estar a “forçar o sub-emprego” com criação de estágios profissionais

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – O membro do Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) António Fernandes disse hoje que o Governo poderá estar a “forçar o sub-emprego” em Cabo Verde com a criação dos estágios profissionais.

Em conferência de imprensa na Cidade da Praia, para pronunciar sobre a matéria do desemprego em Cabo Verde, António Fernandes considerou que parte dos cinco mil estágios criados podia ser aproveitada directamente para o emprego.

Por isso, apontou que a taxa de desemprego seria provavelmente de 12,6 por cento (%), se não fossem levados em conta os cinco mil estágios promovidos pelo Governo, como medida de combate ao desemprego.

“A massificação das acções de formação profissional em desarticulação com as necessidades do mercado de trabalho poderá ter interferido na questão da taxa de desemprego”, explicou.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), apresentado em Dezembro de 2019, a taxa de desemprego em Cabo Verde diminuiu de 12,2%, em 2018, para 10,7%, no primeiro semestre de 2019, representando uma redução de 1,4 pontos percentuais relativamente ao ano passado, enquanto que de subemprego aumentou 7,0 pontos percentuais (p.p.).

Sobre esse inquérito, o dirigente do maior partido da oposição adiantou que, ao disponibilizar os dados do primeiro semestre, o INE “não levou em devida conta” a abrangência territorial, por “não abranger todos os municípios”.

“Afinal valerá a pena conhecer os dados a nível nacional sem a estimação dos mesmos a nível do concelho como vem sendo práticas nos inquéritos anuais”, questionou António Fernandes.

O PAICV colocou em causa ainda a “independência” e “qualidade” dos dados do INE, receando que haja “acções deliberadas” do Governo, que acompanham a agenda estatísticas como os estágios “massificados deliberadamente e formações desarticuladas do mercado”.

OM/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap