Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – O Festival de Torresmo veio com o propósito de ficar no calendário do bairro de Coqueiro, na Cidade da Praia, conforme disse hoje à Inforpress o presidente da “Associação Fidjus di Kokero” João “Igor” Correia.
Este dirigente associativo fez estas declarações à margem do lançamento da primeira edição do Festival do Torresmo organizada pela Associação “Fidjus di Kokero” com o objectivo primordial de promover, dinamizar e homenagear as mulheres e as famílias daquele bairro que têm dedicado a sua vida a esta actividade.
“Esta é a primeira edição, mas o objectivo mesmo é colocá-la no calendário para ficarmos a celebrar todos os anos. Também para coincidir com a época em que nossos emigrantes vêm em maior número para o País”, disse Igor informando que nesta primeira edição estão montados 14 stands.
O presidente da associação “Fidjus di Kokero” explicou ainda que o Festival de Torresmo surgiu de forma “totalmente espontânea”.
“Fomos a uma actividade em Fonte Lima, Assomada. Estávamos a falar sobre suas olarias, barro e o que eles fazem nas suas férias. Num tom de brincadeira eles falaram que nós também podemos fazer uma feira com o que temos na nossa comunidade”, contou.
“Então, num tom de brincadeira, o meu colega respondeu que o que nós temos é apenas torresmo. Daí aquilo foi se fortalecendo até que hoje lançamos este festival como forma de dar mais impulso à economia local, homenagear aquelas rainhas do torresmo, que já estão na 3ª geração, criando os seus filhos à base desta actividade. Para nós é um orgulho enorme mesmo homenageá-las”, completou.
Quem por lá passar, disse, poderá encontrar nos 14 stands, além de torresmo, cachupa, e “carne de porco de toda a forma”, acompanhados de outras diversidades como animação musical.
GSF/HF
Inforpress/Fim