OMCV assinala Dia da Mulher com entrega de kits de actividade de rendimento a 20 mulheres na ilha do Maio

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) promove esta quarta-feira o acto central para assinalar o Dia Internacional da Mulher com entrega de certificados e kits de actividade de rendimento a 20 mulheres na ilha do Maio.

Esta informação foi avançada em declarações à Inforpress, pela presidente da organização, Eloisa Cardoso, no âmbito das actividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 08 de Março.

Conforme explicou, este ano a OMCV estabeleceu como meta a descentralização das actividades, daí a escolha da ilha do Maio para receber o acto central da comemoração da efeméride.

“Este ano já tínhamos feito um programa com foco na descentralização das actividades comemorativas e tendo em conta que recebemos um financiamento da Organização Internacional de Francofonia, que abarca os municípios de Cabo Verde, decidimos descentralizar as actividades, e em parceria com a Câmara Municipal do Maio, que por sua vez tinha agendado também uma acção de formação, juntamos o útil ao agradável para que o momento fosse mais especial”, declarou.

De acordo com Eloisa Cardoso, a realização do acto central no Maio, permitirá por outro lado, se inteirar do funcionamento e desafios da delegação da OMCV na ilha.

Ainda segundo esta responsável, a acção de capacitação sobre educação financeira está na recta final e esta quarta-feira será feita a entrega de diplomas e kits para actividades geradoras de rendimento para mulheres.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de Março. O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações.

Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia – 08 de Março, mas só a 16 de Dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade.

Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam actuais porque em vários pontos do globo esses direitos continuam por cumprir.

CM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos