“O enfermeiro não é só cuidar do doente, é também uma voz em defesa de pessoas sãs” – Vera Monteiro

Mindelo, 12 Mai (Inforpress) – A superintendente de Enfermagem do Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, defendeu hoje que o papel do enfermeiro não é somente cuidar dos doentes, mas deve ser também “uma voz para defender pessoas sãs”.

Vera Monteiro fez essas considerações em declarações à Inforpress, defendendo que as mesmas devem servir de lema para estes profissionais, sendo que está também reflectido no lema escolhido mundialmente “Enfermeiro uma voz para liderar: Saúde para todos” para celebrar o Dia da classe neste ano, assinalado neste domingo, 12.

“O enfermeiro é a voz para liderar, porque ele é que está perto das pessoas, dentro da comunidade, no hospital, onde houver uma pessoa doente estamos lá”, lançou esta responsável, para quem esta voz, além de defender as pessoas que precisam de cuidados de saúde, também “deve defender os cidadãos sãos”.

“Nós não estamos aqui só para ver os doentes, temos que ir às comunidades para ver as pessoas sãs, e mostrar que podemos ajudar na promoção da saúde”, advogou, realçando ainda a necessidade de os profissionais do ramo também estarem “saudáveis” para poderem dar o “melhor de si”.

Conforme realçou, à volta desses pontos que os enfermeiros em São Vicente estiveram a discutir, desde do dia 06 de Maio, até hoje, através de várias conferências, realizadas por estes dias no anfiteatro do HBS e na Delegacia de Saúde.

Entre os temas abordados, esteve a questão da “Sistematização de assistência de enfermagem”, “Biossegurança hospitalar”, “Perspectiva de empregabilidade para o enfermeiro” e o novo Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS).

“Abordamos o PCCS numa perspectiva de esclarecer e tirar dúvidas, já que, neste ano, estão a ser feitas algumas transições, previstas desde Janeiro de 2018, e então estivemos a socializar o documento”, explicou Vera Monteiro, que admite poder haver “algumas falhas”, mas que vão sendo colmatadas com o tempo.

As actividades das celebrações do Dia do Enfermeiro em São Vicente terminam neste sábado com um jantar-convívio, que pretende reunir, segundo a mesma fonte, os profissionais no activo, os reformados e os recém-formados.

LN/FP

Inforpress/Fim