NOSi e TSCO de Angola assinam protocolo de cooperação no domínio da tecnologia e informação

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) assinou esta terça-feira, 10, nas instalações do Data Center, um protocolo de cooperação com a empresa TSCO S.A, visando partilhar conhecimentos no domínio da tecnologia e informação.

O protocolo rubricado pelo presidente do Conselho de Administração da NOSi, Carlos Tavares Pina, e pelo presidente do Conselho de Administração da empresa TSCO S.A, Evaristo Tone, visa, sobretudo, o reforço de energias para as oportunidades existentes no mercado digital africano.

Em declarações à imprensa, Carlos Tavares Pina agradeceu a Angola por este gesto e referiu-se sobre o primeiro contacto que teve com TSCO onde se percebeu da existência de espaço para o reforço da cooperação no domínio digital.

“Tivemos o apoio imediato do presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) que permitiu operacionalizar o protocolo que tem também o apoio das tutelas a nível dos dois países”, disse.

O protocolo, segundo disse, além de partilhar o conhecimento a nível da governação digital, vai servir para exportar talentos através da NOSi Academia, e servir para aprendermos, também, com a TSCO o trabalho que vem sendo feito a nível de digitalização do sistema de segurança social de Angola.

O documento rubricado, realçou, vai abrir espaço para que as duas instituições de segurança social de Cabo Verde e Angola estreitam relações através do digital e estabeleçam protocolos de cooperação.

Ao usar da palavra, Evaristo Tone da TSCO agradeceu a oportunidade concedida à empresa no sentido de estreitar uma parceria entre os dois países e de circunscrever nas boas relações sul/sul visando juntar energias no mercado digital.

“Entendemos que temos aqui portas e caminhos para estabelecermos, entre as duas instituições, partilha de conhecimento e do aumento de literacia nas mais diversas esferas de tecnologia e informação”, disse, salientando que as iniciativas a serem levados a cabo irão ajudar os dois países numa “maior actuação e beneficiando-se mutuamente”.

Em junho de 2022, uma comitiva do NOSi, liderada pelo seu PCA, esteve em missão de serviço a Angola, tendo mantido encontro de trabalho com os responsáveis do Instituto Nacional de Segurança Social de Angola e da Empresa de IT TSCO, SA.

Da sessão de trabalho saíram compromissos fortes e promissores para uma parceria estratégica NOSi-TSCO, com suporte do INSS e alto patrocínio dos dois governos.

A TSCO é uma entidade comercial de direito e capital angolano, criada e detida pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), com foco nas Tecnologias de Informação, Inovação e Consultoria voltada para a prestação de serviços, implementação de soluções e produtos.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos