Música: Hélio Batalha presenteia fãs no Dia dos Namorados com novo single

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O mais novo single do ‘rapper’ cabo-verdiano Hélio Batalha, cujo nome ainda é incógnito, será lançado nas plataformas digitais às zero horas desta sexta-feira, 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, revelou o artista.

Conforme avançou o artista à Inforpress, na nova faixa musical debruça-se sobre temas como o amor, separação e dor da perda. A mesma, ainda segundo a artista, é do estilo ‘rap’ crioulo, mas com toques do R&B.

“Haverá partes em que cantarei também. Será algo diferente”, disse o ‘rapper’ sem revelar mais detalhes.

Hélio Batalha começou a sua carreira musical em 2007, num concurso radiofónico promovido pelo Ministério da Saúde em colaboração com a rádio Praia FM, obtendo a primeira classificação.

Mais à frente, lança três ‘mixtapes’ (Golpe de Stado I – 2010, Golpe Stado II -2012, Selvas de Pedras -2014) que lhe foram tornando um dos nomes mais apreciados do ‘rap’ crioulo.

Em 2013, faz a sua primeira participação num projecto internacional “Dreamers”, um intercâmbio que o levou à Itália.

Desde então, continuou lançando vários trabalhos e participando em vários eventos da cidade. Entretanto, tudo mudaria em 2016, quando vence na categoria de artista revelação nos Cabo Verde Music Awards, devido ao “mega fenómeno” da sua música e videoclip “Oh ki fome txiga”.

Nesse mesmo ano, foi um dos artistas seleccionados para o Atlantic Music Expo, tendo sido elogiado como um dos melhores `showcases´, valendo-lhe um destaque no caderno cultural do New York Times.

Seguiram-se várias digressões para dentro e fora do país, tendo actuado na Suíça e em Portugal. Em finais de 2016 lança o seu primeiro álbum intitulado “Karta D´Alforria”.

Em 2017, completou 10 anos de carreira e é presença assídua em todos os festivais de música e principais eventos culturais do seu país, com perspectiva de várias digressões.

Em Dezembro do ano passado, Hélio Batalha juntou-se ao “rei do funaná” Zeca di Nha Reinalda para trazer “Nha Rap é Bensom”, música que retrata a trajectória deste jovem como MC e debruça-se essencialmente sobre os seus momentos “altos e baixos”.

Conhecido como “a voz dos guetos”, Batalha é já um dos pilares do hip hop cabo-verdiano e lusófono, contando com participações em músicas de vários outros artistas reconhecidos, Dino de Santiago, Negro Bey, Kady Soulsista, Mayra Andrade, entre outros.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top