Mudanças climáticas: PAICV defende na Internacional Socialista agenda específica para pequenos Estados insulares

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – A presidente do PAICV (oposição), Janira Hopffer Almada, afirmou hoje que Cabo Verde “não está imune” ao agravamento das mudanças climáticas, tendo defendido na recente reunião Internacional Socialista uma agenda específica para pequenos Estados insulares.

“Cabo Verde não está imune ao agravamento das mudanças climáticas e suas consequências e as estimativas do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas apontam para uma diminuição da precipitação nos próximos 20 anos, para um aumento da temperatura média e para um aumento do nível do mar”, precisou a líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde.

Janira Hopffer Almada fez essas considerações em conferência de imprensa para falar sobre a sua participação na reunião do Presidium da Internacional Socialista, que se realizou por ocasião da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA).

Referindo-se ao caso de Cabo Verde, disse que a agricultura e a pecuária são os sectores “mais vulneráveis” e lembrou que desde 2018 o país enfrenta “risco da segurança alimentar”, com destaque para a população do meio rural.

“Essa realidade tem impactos noutros sectores, nomeadamente no turismo, provocados pela erosão costeira e pela subida do nível do mar”, prognosticou a líder da oposição, propondo medidas no sentido de se aumentar a resiliência de Cabo Verde às alterações climáticas.

Tais medidas, segundo ela, passam pelo potenciamento dos recursos energéticos endógenos de energias renováveis e também pela valorização dos recursos dos ecossistemas naturais e sociais do arquipélago.

No encontro da Internacional Socialista, defendeu que, para pequenos Estados insulares, como Cabo Verde, uma agenda específica, que tenha em conta as suas vulnerabilidades especiais e características.

Conforme justificou, os referidos Estados são os que menos contribuem para as mudanças climáticas e são eles os mais afectados por essas alterações e os que de menos recursos dispõe para fazerem face às consequências daí advenientes.

Durante a sua estada nos EUA, além de participar na reunião da Internacional Socialista, família a que pertence o PAICV, Janira Hopffer Almada encontrou-se com as comunidades em Brockton, Boston e Rhode Island, reuniu-se com o mayor de Brockton, Moisés Rodrigues e, ainda, com o candidato a mayor de Brockton Jimmy Pereira.

LC/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap