Cidade da Praia, 09 Jan (Inforpress) – O MpD repudiou hoje “veementemente” os ataques e invasões às instituições dos três poderes da democracia brasileira, ocorridos na tarde de domingo em Brasília, como forma de protesto à tomada de posse do presidente Lula da Silva.
A posição foi manifestada pelo secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD – poder) à imprensa, endereçando também palavras de solidariedade ao povo brasileiro.
“Não temos dúvidas de que este evento é consequência de uma incessante e agressiva retórica contra instituições democráticas e contra a democracia”, defendeu.
No seu entender, a democracia e o seu princípio de representação popular devem vencer “sempre”.
Centenas de apoiantes e militantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, enfrentaram bloqueios policiais, invadiram e vandalizaram o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo tribunal Federal (STF), sedes do poder legislativo, executivo e judicial, em manifestação ao presidente eleito e pedindo também uma intervenção militar conta Lula da Silva.
Conforme pode ser visto nos vídeos que circulam nas redes sociais, os grupos foram confrontados com bombas de gás lacrimogêneo, mas ainda assim conseguiram invadir o local e ocupar toda a parte externa e interna do edifício.
Os manifestantes além de invadiram o local, destruíram a sala plenária do Supremo Tribunal Federal.
O Presidente da República, assim como o Governo, já condenaram também esse ataque, manifestando total solidariedade para com o Brasil.
LT/HR//CP
Inforpress/Fim