Mosteiros: Nossa Senhora de Fátima celebrada com actividades desportivas, culturais e religiosas

São Filipe, 10 Mai (Inforpress) – A comunidade de Fajãzinha, zona de expansão norte da cidade da Igreja, celebra o dia da Nossa Senhora de Fátima, sua santa padroeira e feriado municipal, com um conjunto de actividades de carácter desportivo, cultura e religiosa.

As actividades iniciadas desde o primeiro dia de Maio, conhecem este fim-de-semana um maior incremento, culminando no dia 13 com a celebração da missa na próxima segunda-feira, 13 de Maio na mesma localidade.

Do programa das actividades, destacam para sábado, 11 de Maio, a realização da segunda edição do “cantar Maria”, uma gala em que actuam grupos corais de todas as capelanias da paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, assim como a realização da primeira edição da “corrida 13 de Maio”, uma iniciativa da autarquia dos Mosteiros em parceria com Associação Regional de Atletismo do Fogo (ARAF), num percurso de sete quilómetros (Fajãzinha/Igreja/Fajãzinha).

A nível do desporto realiza sábado as meias-finais de futsal sénior feminino entre as equipas de Fajãzinha – Queimada Guincho e Fonsaco – Pai António, com a final programado para domingo, 12, entre os vencedores, assim como a final de futsal sub-20 entre Fajãzinha – Fonsaco e futsal sénior masculino entre Cutelo Alto – Pai António, cujos jogos decorrem no polivalente “Ajato” da localidade de Fajãzinha.

Além das actividades desportivas estão programadas actuações de artistas e grupos locais, como “beatz boys”, grupo de dança “Mandinga rabentola” de São Filipe, sendo que o encerramento das actividades é precedido de uma sessão de fogo-de-artifício.

Além da localidade de Fajãzinha, onde a celebração é de maior dimensão, o 13 de Maio é assinalado em várias localidades da Ilha e nos três municípios, nomeadamente Roçadas (Santa Catarina) e Ponta Verde (São Filipe).

JR/AA

Inforpress/Fim