Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto exortou hoje os jovens a trabalhar o conceito de igualdade de género de forma abrangente, com foco nos desafios das meninas e mulheres e dos rapazes e homens.
Carlos Monteiro fez este apelo no quarto Fórum Regional da Juventude, que decorre até sexta-feira, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia e destinado aos jovens dos 15 aos 35 anos, residentes nas ilhas de Santiago e do Maio.
Um dos temas a serem abordados durante o encontro é “Reconstruir com as meninas e mulheres no centro”, e, lançando um olhar para a igualdade de género, o governante chamou a atenção dos jovens para a necessidade de avaliar este conceito “em toda a sua plenitude”, percebendo o papel das meninas e dos rapazes.
Conforme comentou o ministro, o facto de que toda a problemática da igualdade de género no mundo e sobretudo no continente africano ter tido sempre foco claro nas meninas e mulheres pode levar com que, ao longo desse percurso, “olhar com menos foco para os problemas dos rapazes e os desafios que os rapazes enfrentam”.
“E nós, se olharmos em concreto para o caso de Cabo Verde, temos também desafios grandes com os rapazes e que precisam de ser acautelados nesta luta que estamos a fazer para termos maior equidade e igualdade de género”, frisou.
Carlos Monteiro disse também aos jovens que não vale a pena só reivindicar, defendendo a necessidade de os mesmos terem e saber da responsabilidade daquilo que reivindicam e lutar para a sua concretização junto com as instituições públicas privadas e outras instituições da sociedade civil.
TC/CP
Inforpress/Fim