Foto Arquivo

Ministro diz que 2020 vai ser “positivo” em novidades sobre mobilidade e novos desafios nas mudanças climáticas  

Cidade da Praia, 22 Fev (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, considerou hoje que o ano 2020 vai ser “muito positivo” para o País em novidades sobre a mobilidade e desafios quanto a mudanças climáticas.

O governante, que fala à imprensa à margem da cerimónia de apresentação de cumprimentos do Ano Novo ao Presidente da República, informou que Cabo Verde, que presidi a CPLP, está a negociar o alargamento da mobilidade no quadro da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), com a finalização de alguns entendimentos.

“Acredito que no final de Março ou inicio de Abril teremos uma reunião ministerial de ministros dos Negócios Estrangeiros para fechar o dossiê, sendo que depois haverá a ratificação pelos chefes de Estado e de Governo, a ter lugar na cimeira da CPLP a acontecer no mês de Junho em Luanda”, disse.

Para este ano, avançou que no quadro da mobilidade com a União Europeia está-se a negociar o alargamento da mobilidade, um documento que considerou importante, não só para a mobilidade, mas também para o sector económico, visto que o País “abriu várias privatizações” de empresas nacionais.

Neste particular, sublinhou que a diplomacia tem “um papel importante” na procura de novos investidores.

“A nossa perspectiva para 2020 é muito positiva, pois temos iniciativas no quadro das Nações Unidas e CEDEAO, com a qual estamos a negociar um estatuto para Cabo Verde, de acordo com o artigo 68º do tratado de comunidade, também consolidar a mobilidade no quadro da CPLP e continuar a trabalhar para aumentar a resiliência do País face aos desafios que está a ter por causa das mudanças climáticas”, realçou.

Por tudo isto, afirmou que as novidades para 2020 são “muito positivas”, particularmente para melhorar as condições de vida dos cabo-verdianos.

PC/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap