Cidade da Praia, 01 Mar (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, disse hoje que se está a prever para Abril o arranque da primeira formação conjunta para polícias municipais no Sal e em São Vicente.
“As polícias municipais não estão na alçada do Governo, estão na alçada dos municípios, de todo o modo, o Ministério da Administração Interna sempre apoia neste processo e, neste momento, decorrem concursos, particularmente relativamente à ilha do Sal”, disse.
Paulo Rocha, que falava à imprensa no final da cerimónia de encerramento XI curso de formação de agentes da Polícia Nacional, que decorreu na manhã de hoje no Centro de Formação da Polícia Nacional, prosseguiu, acrescentando que se estima que no mês de Abril vai-se iniciar a primeira acção de formação conjunta, a Câmara Municipal de São Vicente e do Sal, em parceria com a Universidade Lusófona, em São Vicente.
“Na Praia, tínhamos assumido um compromisso com a câmara municipal – não apenas da Praia, mas com outras câmaras – no sentido de se fazer uma prorrogação do prazo para a transição dos actuais guardas municipais para efectivos da Polícia Municipal”, prosseguiu.
Paulo Rocha disse ainda que a proposta de alteração da lei já está para agendamento do Conselho de Ministros, tal como foi prometido.
“De seguida faremos a devida alteração, será uma alteração pontual e depois, claro, a Câmara Municipal da Praia dará início à formação dos efectivos da Polícia Municipal. Quando me refiro à Praia estou a referir-me a todas as câmaras municipais”, concluiu.
GSF/ZS
Inforpress/Fim